O melhor pedaço da Maçã.

Um pouco sobre MMORPG no iOS + review do jogo SevenSwords

SevenSwords para iPhone

por Fabio W. L. Muniz

Publicidade

Os Massive Multiplayer Online Role-Playing Games — ou MMORPGs, como são mais conhecidos — são jogos que começaram a surgir nos anos 1970 em forma de games online baseados em texto, mas, com a popularização dos computadores e diante do lançamento de títulos como Tibia e Ultima Online, a categoria teve um forte impulso no começo da década passada.

SevenSwords para iPhone

Com o passar do tempo, esses games foram crescendo cada vez mais e recebendo diversas melhorias, como gráficos 3D mais elaborados, jogabilidade mais intuitiva e servidores online mais bem preparados, prontos para receber um grande número de jogadores. São recursos que, hoje em dia, seguram jogadores por horas e mais horas em frente a PCs (e Macs, é claro).

Publicidade

Porém, mesmo com toda essa fama, poucos desenvolvedores trabalham para levar bons títulos dessa categoria para o iOS, e se você é um “gamer” viciado em MMORPGs, como eu, irá se decepcionar ao procurar títulos do tipo na App Store, por alguns motivos:

  • Faltam palavras-chave na descrição e no título — por exemplo, você procura por “MMORPG” no campo de busca do iTunes e, como poucos jogos possuem essa palavra na descrição, muitos deles são ocultados nos resultados.
  • Devido ao motivo acima, são feitos muito poucos downloads desses games, o que impede que eles entrem nos rankings de mais populares (Top Free, Top Paid e Top Grossing) — logo, a chance de serem encontrados é menor ainda.

Pois bem, mesmo com muita coisa dificultando a entrada de MMORPGs no mundo multi-touch, algumas empresas aceitaram o desafio e já desenvolvem games deste tipo para o iOS. Uma delas é a Asobimo Games; confira abaixo um review sobre um dos títulos criados por eles, o SevenSwords [screenshot acima].

Review do SevenSwords

Ícone - SevenWordsO SevenSwords é um game no estilo MMORPG desenvolvido exclusivamente para o iOS. Ele tem gráficos 3D, e um de seus pontos fortes é possuir uma incrível diversidade de mapas, monstros e itens. Para começar a jogar, você precisa criar um personagem — quatro tipos diferentes estão disponíveis, cada um com suas habilidades próprias:

  • Gladiator: especializado em combate corpo a corpo, este guerreiro tem como principal característica a força.
  • Sorcerer: um mago especialista em atacar e se defender usando Magia Negra.
  • Cleric: feiticeiro que utiliza o poder da Magia Branca para atacar inimigos, defender-se e até curar os companheiros.
  • Scout: especialista em vários tipos de combate, pode atacar e defender de diversas maneiras.

Pronto, agora você já tem seu próprio personagem! 😉 Para evoluir no game e aumentar suas habilidades, você deve completar as “Quests” — missões entregues por NPCs (Non-Playable Characters, ou personagens não jogáveis/manipuláveis), nas quais você deve enfrentar monstros em diversas localidades, incluindo desertos, florestas e campos.

Seven Swords no iPhone

Outro ponto forte do game são as guerras e as lutas em modo “PvP” (Player vs. Player): após se unir a uma das três nações (Lumen, Aurora ou Nox), você pode ajudar o exército a expandir seus territórios, utilizando toda a experiência e as habilidades adquiridas no jogo para lutar com outros jogadores do mundo todo, utilizando o sistema multiplayer.

Seven Swords no iPhone

No SevenSwords os comandos são completamente intuitivos — saiba mais sobre eles abaixo:

Publicidade
  • Conversando com outros jogadores: utilizando a função “chat”, você pode conversar com outros jogadores em tempo real. Basta tocar no botão “chat”, utilizar o teclado virtual do iOS para digitar uma mensagem, clicar em “Done”, e… done! 🙂
  • Interagindo com os NPCs: toque em um NPC para interagir com ele. Por meio dos NPCs você poderá comprar armas, suprimentos, receber e entregar missões, entregar itens a outros jogadores, receber itens, guardar objetos no armazém, e até realizar In App Purchases.
  • Lutando: para lutar com monstros e adversários, basta tocar em seu alvo, escolher um ataque comum ou uma habilidade especial e pronto, seu personagem irá atacá-lo.

Enfim, se você gosta deste tipo de jogo e quer poder se divertir mesmo no iPad ou iPhone/iPod touch, o SevenSwords irá sem dúvida lhe proporcionar uma experiência fantástica.

Seven Swords no iPhone

O SevenSwords requer o iOS 3.0 ou superior e não custa nada na App Store [17,3MB]. Ele só está disponível nos idiomas inglês e japonês.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Yahoo! anuncia Livestand, uma central de informações e plataforma de publicidade para tablets

Próx. Post

iSuppli estima custo de fabricação do iPhone 4 CDMA: US$178,45

Posts Relacionados