Já não é mais novidade para ninguém que a Samsung é, hoje, uma das rivais mais ferrenhas para a Apple nos que diz respeito ao mercado de smartphones, afinal de contas, ele é um dos que mais cresce no mundo e, por este motivo, é muito importante para ambas as empresas.
Dizer que a Samsung inspirou-se no iPhone para desenvolver a primeira geração do Galaxy também não é mais surpresa, só que isso é apenas a ponta do iceberg que levou a fabricante sul-coreana para os primeiros lugares de vendas de dispositivos em todo o mundo.
Um fato que nem todos se lembram, porém, é que a Samsung é e continua sendo parceira da Apple na fabricação de seus iDevices, o que pode ter facilitado o acesso a novas tecnologias que iriam ser empregadas pela firma de Tim Cook em futuras versões de novos aparelhos.
Confira alguns trechos interessantes sobre isso publicados no asymco:
Receber fundos e conhecimentos para construir é de uma enorme ajuda em que pode-se fabricar suas próprias versões do produto. Com esse conhecimento e capacidades compartilhados pela Apple, a Samsung foi capaz de sair de praticamente do zero no mercado de smartphones para o maior fornecedor em dois anos, um feito digamos que a própria Apple não poderia realizar.
Então, o que a Apple tem a ver? Em muita coisa, porque ela confiou em seus fornecedores de componentes-chave a não se tornarem concorrentes, ela pode continuar a usá-los. Mas e quando acontece isso, quando os fornecedores já se tornaram adversários, ela tem apenas uma escolha a fazer: substituí-los. E, para a Apple, sobram duas opções: a primeira (e óbvia) seria trocar de fornecedor, porém, corre-se o risco de acontecer a mesma coisa de novo; e a segunda opção: a Apple fabricar seus próprios componentes.
A gigante de Cupertino, aparentemente, já está mudando de fornecedora para a fabricação de seus próprios chipsets (como o Apple A6) e, no próximo ano, uma de linha de Macs passará a ser fabricada totalmente nos Estados Unidos. Mas o estrago provocado pela Samsung já está feito: a Apple deu a faca e o queijo para a fabricante sul-coreana e ela aprendeu depressa, tem seus créditos.
Já no caso das tablets, aparentemente a Samsung não conseguiu extrair a magia dos iPads, pelo menos por enquanto. O desafio para a firma de Cupertino é evitar que outros parceiros se tornem potenciais concorrentes.
Mas fica a dica de leitura do excelente artigo do asymco [em inglês], sobre o qual comentamos um pouco neste post. 😉
[via iMore]