O melhor pedaço da Maçã.

Usuários de iMacs com GeForce GT 120/130 enfrentam problemas com animações do sistema

iMacMais um problema está afetando um número considerável de usuários de iMacs, desta vez ligado a dois modelos de placas de vídeo da NVIDIA: as GeForce GT 120 e 130. O leitor Danilo Vilela, que nos trouxe detalhes disso e também está sendo afetado, relata conjuntamente com muitas outras pessoas que o seu iMac apresenta um problema sério ao renderizar e exibir animações do Mac OS X.

Publicidade

O problema atinge recursos como Dashboard, Exposé, Spaces e até o Dock (nas Stacks), cujas animações manifestam um comportamento extremamente lento, que alguns usuários alegam não ter constatado nem em MacBooks com GPUs Intel. Mas o pior não é isso: alguns usuários conseguem jogar games pesados (como Call of Duty 4) perfeitamente, enquanto animações pouco complexas com as pilhas se abrindo e fechando no Dock se comportam horrivelmente.

Então, uma das suspeitas para a causa desse comportamento anormal pode estar nas bibliotecas 2D do Mac OS X, que podem conter alguma incompatibilidade com as GPUs problemáticas na obtenção de aceleração de hardware para tarefas mais complexas. A interface gráfica do sistema da Apple é, por natureza, uma área que já utiliza muitas tecnologias para fornecer um ambiente de trabalho que aumente o valor produtivo dos usuários, mas ele precisaria de correções no seu próximo update que resolvam isso.

Publicidade

Outra explicação que encontrei sobre o assunto indica que trata-se de um problema de interoperabilidade entre o sistema e o hardware gráfico, que não fica ativo para operações a todo o momento. Testes comprovaram que a resposta da placa de vídeo apenas aumenta após algumas operações serem executadas repetidamente, como abrir o Dashboard várias vezes ou fazê-lo em conjunto de outro aplicativo que usa gráficos intensamente, como o visualizador do iTunes.

Nesse caso, a Apple é quem também deverá se encarregar de fornecer alguma atualização de firmware gráfico — semelhante à liberada para GPUs da ATI no mês passado —, que resolva essa incompatibilidade do Mac OS X com as GeForce GT 120 e 130. Julgando que nenhuma delas sofre de problemas com OpenGL em jogos, diminuem-se as possibilidades de se tratar de algo sério relacionado ao hardware, felizmente.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chega à iPhone App Store primeiro aplicativo brasileiro com realidade aumentada, o Presença

Próx. Post

Conheça mais de culinária japonesa com o Sushipedia para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados