O melhor pedaço da Maçã.

Fazendo as contas, uma tela de 4″ no iPhone pode criar uma dor de cabeça enorme ou ser épica

Mockup de iPhone com tela de 4 polegadas

Mockup de iPhone com tela de 4 polegadasO que fazer com um rumor dizendo que o próximo iPhone poderá ter uma tela de 4 polegadas? Contas, é claro! Foi justamente com isso que Chris Rawson, do TUAW, quebrou a cabeça hoje, chegando a algumas conclusões interessantes.

Publicidade

Uma delas é que a Apple poderia aumentar o tamanho da tela sem mexer nas proporções do aparelho, mas isso deixaria o display quase tocando a borda — tecnicamente, algo que é muito difícil de fazer sem uma mudança drástica na tecnologia. Seria possível tornar o iPhone mais largo… só que isso não teria um resultado muito elegante ou prático, especialmente pra quem tem mãos pequenas.

Algo inevitável, porém, será a diminuição da densidade de pixels na tela, algo perigoso para o título “Retina”, tão usado na publicidade do gadget — cair de 326ppi para 289ppi não é o fim do mundo, mas não deixa de ser um retrocesso. Manter a mesma densidade significaria mexer na resolução do aparelho e criar um inferno na vida dos desenvolvedores (que teriam que adaptar apps para três medidas diferentes) ou dos usuários (que iam aturar upscaling em aplicativos não adaptados).

Mudar as proporções da tela do iPhone seria uma saída? Bem, essa decisão geraria boa parte dos problemas supracitados, mas pelo menos ocasionaria letterboxing (barras pretas) em vez de anti-aliasing (imagem borrada) quando rodasse apps na resolução “errada”. Supondo que essa mudança ocorresse, aí teríamos que ver se a Apple ia adotar as medidas do iPad (4:3, gerando um iPhone mais “gordo”) ou dos MacBooks (16:10, resultando num gadget mais “alto”). Creio que nem uma, nem outra seria ideal para um aparelho que já parece ter o tamanho ideal.

No meio dessa confusão toda, fica apenas a sensação de que a solução perfeita é simplesmente não mexer na tela do “Aparelho do Ano”. O time tá ganhando, não tá? Então, pra que inventar modinha sem razão de ser? A Navalha de Occam aprova essa saída. 😛

OU…

Display de iPhone com 1152x640 pixelsUm dos comentários no TUAW descreve algo inusitado, mas interessante pra caramba: uma tela de 4 polegadas que ocupe quase a frente inteira do iPhone, medindo 1152×640 pixels.

Com a mesma largura atual, mas com 192 linhas de pixels a mais, essa tela teria um espaço extra indisponível para desenvolvedores. Ele seria usado somente pelo iOS para exibir um botão Home virtual, um botão de multitarefa e um sistema de notificações.

Publicidade

Fiquei surpreso com a quantidade de problemas que isso resolveria, com a miríade de possibilidades que seriam abertas e com o tanto de rumores confirmados de uma vez só (sistema de notificações novo, fim do Home e tela de 4 polegadas).

Interessante, mas acredito que a Apple só lançaria algo assim se essa área de 192×640 pixels se mesclasse com as bordas pretas do gadget.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Problema envolvendo In App Purchases no Smurfs’ Village atrai a atenção da Apple [atualizado]

Próx. Post

Empregados da China Telecom fazem jailbreak e testam iPhone 4 CDMA da Verizon Wireless

Posts Relacionados