Problema envolvendo In App Purchases no Smurfs’ Village atrai a atenção da Apple [atualizado]

Ícone do Smurfs' Village

Ícone do Smurfs' VillageO caso relatado pelo Washington Post na semana passada sobre as In App Purchases do jogo Smurfs’ Village atraiu a ira da Apple, que parece ter consultado sua produtora (a Capcom) sobre o que estaria acontecendo.

De acordo com o Pocket Gamer, a matéria do jornal descreve apenas uma das reclamações que a dona da App Store começou a receber sobre títulos infantis com conteúdo pago, já que crianças podem obtê-los enquanto a conta dos pais está autenticada nos aparelhos — ou pior, quando as crianças sabem a senha.

A Capcom vem fazendo sua parte ao alertar usuários na App Store sobre a existência de compras integradas, mas isso não está surtindo efeito relevante, já que as reclamações não param de chegar nos ouvidos dos funcionários da Apple dedicadas à loja. Com isso, a empresa não vê outra opção a não ser realizar reembolsos sobre os casos mais graves — afinal de contas, US$1.400 podem fazer falta para muita gente por aí, considerando a ação noticiada na semana passada.

O Pocket Gamer afirma que a Apple realizará mudanças no sistema de autenticação com a App Store para tentar impedir futuros inconvenientes, mas não se sabe ao certo quais serão nem como funcionarão. No entanto, é bom que elas venham logo, especialmente agora que, com a presença de um modelo de assinaturas, será possível fazer aquisições com cobranças recorrentes automáticas.

Atualização (às 20h58)

Aparentemente tudo não passou de um rumor: uma declaração oficial da Capcom nega que a Apple tenha se manifestado a respeito das In App Purchases presentes no Smurfs’ Village. “Apesar de não estarmos cientes de quaisquer mudanças que a Apple possa estar planejando para a janela de 15 minutos para a autorização de senhas, acolheremos toda atualização que minimizar compras inadvertidas e melhore a experiência dos usuários com nossos produtos”, disse a desenvolvedora.

Em todo caso, para evitar aborrecimentos, lembre sempre que dar a senha da sua conta na iTunes Store para o seu filho é o mesmo que entregar um cartão de crédito para ele dentro de uma loja de brinquedos. Não dá pra esperar um resultado bom disso.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…