Native Client promete levar programas nativos para a Chrome Web Store

O Google lançou nesta semana o primeiro kit de desenvolvimento para a sua tecnologia Native Client, que promete levar para a internet programas escritos em linguagens e tecnologias de sistemas desktop, através de uma infraestrutura construída dentro do navegador Chrome. Por meio dela, aplicativos para a Web Store da empresa poderão ser construídos mesclando recursos do desktop com os padrões da internet.

Desenvolvedores podem baixar o SDK do Google e começar a trabalhar em aplicativos para o Native Client usando o ambiente de programação da sua escolha em Macs e PCs com Windows. É provável que alguns programas populares dessas plataformas ganhem espaço na internet, já que a tecnologia integrada ao Chrome é capaz de suportá-los em estado sólido e seguro, assim como JavaScript comum para navegadores.

Entre as funções que o Chrome já suporta por meio de código nativo, estão processamento de áudio, gráficos 2D e métodos computacionais em geral baseados nas linguagens C e C++. Nos próximos meses, a empresa deverá introduzir APIs para lidar com gráficos 3D, conexões de rede e outros recursos, de forma que mais programas de sistemas operacionais desktop poderão se tornar viáveis na Chrome Web Store.

Posts relacionados

Comentários