O melhor pedaço da Maçã.
DenPhotos / Shutterstock.com
App Mensagens no iPhone (iMessage)

Apple poderá adotar padrão de mensagens que substituirá o SMS

Em abril passado, comentamos os esforços do Google na implementação do padrão Universal Profile for Rich Communication Services (RCS) dentro de uma nova ferramenta que substituiria o app Mensagens (no Android) pelo Chat.

Publicidade

Ainda que, na prática, a adoção desse padrão não seja das maiores, as discussões pela implementação do RCS continuam a todo vapor e tangenciaram Cupertino, onde supostamente a Maçã estaria debatendo a possibilidade de usar esse protocolo no futuro, de acordo com uma imagem exibida durante um evento da GSMA (órgão comercial que representa as operadoras de redes móveis em todo o mundo), divulgada no Reddit.

Slide de apresentação da GSMA

Nesse sentido, a Apple “estaria discutindo com a GSMA e com diversas operadoras a inclusão do RCS no iOS”. O fato é que discussões sobre novos recursos são feitas a todo instante e isso certamente não oferece nenhum detalhe acerca do real envolvimento da empresa na adoção do RCS; no entanto, a gigante de Cupertino estaria interessada em três pontos.

A Apple apoiaria o RCS para: facilitar a conexão entre usuários do iOS e do Android por canais oficiais (em vez de apps de terceiros); atender às necessidades das operadoras nos mercados onde a Apple domina; e, também, se preparar para o cenário no qual o SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas. deixaria de existir, junto à rede 2G.

O objetivo do RCS é levar uma experiência consistente de mensagens com base em dados para usuários de múltiplas plataformas e inclui o suporte a recibos de leitura, indicadores de digitação, imagem de alta de qualidade, grupos de mensagem, entre outros. Tais recursos também são oferecidos pelo iMessage, o qual é limitado entre dispositivos iOS e macOS.

Como dissemos, não está claro como (ou mesmo se) a Apple implantará tal recurso; contudo, é possível dizer que a empresa está começando a notar o mercado em volta de si e a necessidade de “se abrir” para outras plataformas — nesse sentido, o RCS seria sim uma opção muito interessante.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AirPlay 2 chegará a outras Smart TVs e ganhará novos recursos

Próx. Post

CES 2019: mophie anuncia cases com bateria para os iPhones XS, XS Max e XR

Posts Relacionados