Intel fará evento especial hoje para a apresentação da tecnologia Thunderbolt, integrada aos novos MacBooks Pro

Imagem com logo da porta Thunderbolt

Imagem com logo da porta ThunderboltAntecedendo o lançamento dos novos MacBooks Pro, a Intel deverá anunciar hoje a sua nova tecnologia Thunderbolt, para transmissão de dados em alta velocidade entre computadores e periféricos. Conhecida no passado pelo nome “Light Peak”, ela deverá ser chamada apenas pela nova denominação de hoje em diante, visto que a marca já está registrada em sua posse.

Publicidade

Conforme dissemos ontem no vazamento das imagens do novo conector, ele de fato foi proposto com o formato de uma USB comum, mas o fórum de implementadores desta tecnologia impediu que ele fosse usado para propostas gerais que fossem além da conexão de periféricos USB. Tal iniciativa pode prejudicar a rápida adoção da porta Thunderbolt em outros produtos por parte dos usuários, já que acessórios em geral não costumam ser ligados em conectores Mini DisplayPort.

De qualquer forma, uma coisa se sabe: essa nova porta faz milagres. Testes preliminares dela feitos com máquinas de teste rodando o Mac OS X em 2009 mostraram taxas de transferência absurdamente maiores até do que o padrão USB 3.0, que nem sequer foi difundido em larga escala pela indústria. A Apple teve forte envolvimento no projeto desde a época em que foi revelado, em setembro de 2009.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…