O melhor pedaço da Maçã.

Partição de recuperação do Mac OS X Lion indica que drives ópticos não vão se recuperar

Lion e mídias ópticas

Um dos grandes dramas que faz as pessoas tremerem diante de um computador sem drive óptico é a necessidade de reinstalar o sistema operacional: se algo der muito, muito errado, o que fazer sem um bom e velho DVD? Os novos MacBooks Air têm um drive USB mágico com o Mac OS X Snow Leopard e a suíte iLife, mas esperar que o Lion seja vendido assim é um pouco caro. Se o sistema operacional for instalado de um download, como restaurá-lo?

Publicidade

Já sabemos que a resposta da Apple para isso, pelo menos com o Developer Preview do Mac OS X 10.7, é a criação de uma partição de recuperação do sistema no mesmo disco de instalação. Em um mesmo HDD ou SSD você tem um leão rugindo alegremente e outro congelado, adormecido, como se fosse um clone esperando para acordar.

Lion e mídias ópticas

E SuperDrive para rodar o DVD de instalação? O gato comeu.

O uso de uma partição de restauração é até mais inteligente: o que fazer, se algo der errado durante uma viagem? Ninguém em sã consciência anda com um DVD de instalação do Snow Leopard consigo, mas com o Lion todo mundo terá uma partição salvadora a alguns cliques de distância. Aliás, é até bom já irmos nos acostumando com o visual dela: dê só uma olhada nestas imagens conseguidas pelo Cult of Mac.

Partição de recuperação no Mac OS X Lion

Para acessar a tela acima, que mostra as partições disponíveis durante a inicialização (aliás, é por isso que não são screenshots: não dá pra fazer isso em pleno boot), basta segurar a tecla Option logo após ligar um Mac. Selecionando a partição de recuperação, as ferramentas disponíveis são destacadas.

Partição de recuperação no Mac OS X Lion

As ferramentas disponíveis são as de praxe: é como se você estivesse usando um DVD de instalação… mas sem precisar do SuperDrive. Mágico!

Partição de recuperação no Mac OS X Lion

Apesar dos MacBooks Pro superpoderosos e ainda vultosos, a Apple deixou claro que o caminho a se seguir é o do Air (drives de estado sólido, nada de discos óptico) e o suporte a TRIM adicionado ao felino indica que estamos no caminho.

Publicidade

Em breve, só mesmo um HDD/SSD fritado será motivo para sentir saudades de um drive óptico — afinal de contas, dá pra inicializar um Mac a partir de um DVD. Entretanto, não é o fim do mundo deixar uma cópia de segurança dessa partição em algum pendrive por aí, sem falar que a própria Apple pode colocar um drivezinho USB (ou Thunderbolt?) de instalação com todo Mac.

Acho que a questão do preço, nesse caso, vai ser o de menos: não é como se Macs fossem vendidos com uma margem de lucro apertada como a de netbooks. 😛

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Antigos” MacBooks Pro caem de preço no Brasil; MacBooks e MacBooks Air também têm redução

Próx. Post

CEO da Verizon explica a ausência de filas para comprar o iPhone CDMA e dá pistas sobre Apple e LTE/4G

Posts Relacionados