O melhor pedaço da Maçã.

VoiceOver e Speech do Mac OS X Lion suportam novos idiomas com vozes de alta qualidade

Ícone - Acessibilidade

Por anos, o sistema de fala (speech) do Mac OS X foi limitado a poucas vozes com variações do inglês norte-americano e britânico, mesmo após a Apple ter feito uma grande reformulação nessa tecnologia para o Leopard, quando trouxe uma voz digital bastante avançada que tentava simular ao máximo o estilo natural da voz humana masculina. Para o Lion, porém, a empresa está tirando proveito da implementação de fala digital do iOS para fornecer uma série de vozes digitais diferentes, capazes de suportar múltiplos idiomas e até dialetos diferentes.

Publicidade

Com base no idioma do usuário, o sistema automaticamente deverá instalar um pacote de vozes adequado à sua localidade, mas por enquanto ele ainda se baseia no inglês e as demais estão disponíveis apenas por meio de downloads da Atualização de Software (Software Update). No entanto, a disponibilidade finalmente vai até o português, com vozes femininas que distinguem até o sotaque típico do Brasil e de Portugal.

Sem dúvida, a novidade é uma boa notícia para alguns portadores de necessidades especiais, que dependem de tecnologias de fala para interação com computadores nos dias atuais. A Apple foi pioneira no atedimento a esses usuários com um sistema avançado de fala e leitura de tela (VoiceOver) para computadores, que hoje não só suporta apps nativos, mas também conteúdo da internet adaptado para acessibilidade no padrão ARIA (em inglês, Accessible Rich Internet Applications), proposto há alguns anos pelo W3C.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Push Browser envia links de sites do desktop para o iOS e vice-versa

Próx. Post

Auto Save e Resume oferecem a comodidade do iOS para gerenciamento de arquivos no Mac OS X Lion

Posts Relacionados