Operadoras poderão cobrar adicional e/ou limitar número de aparelhos no Personal Hotspot do iOS 4.3

Personal Hotspot na AT&T

Uma das grandes novidades do iOS 4.3 — que será liberado para todos no dia 11 — foi introduzida pela Apple primeiro nos iPhones 4 CDMA, da Verizon Wireless. É o Personal Hotspot, chamado em português de “Acesso Pessoal”.

Publicidade

Basicamente, ele soluciona uma falta há tempos coberta por softwares destinados a iPhones com jailbreak: a possibilidade de você compartilhar a conexão 3G do smartphone via Wi-Fi com outros dispositivos. Conforme já observamos, dá até pra fazer chamadas FaceTime via 3G, teoricamente.

Personal Hotspot na AT&T

Só que esse serviço funciona de forma muito similar ao compartilhamento de internet convencional, mais conhecido por nós pelo seu nome em inglês — tethering (que funciona via USB ou Bluetooth). O recurso foi alvo de muitas discussões desde que foi introduzido no iOS, pois depende da boa vontade de operadoras não só para liberá-lo em suas redes, como para não cobrar a mais por isso.

Publicidade

No Personal Hotspot não será diferente: AT&T e Verizon cobrarão mais por ele nos Estados Unidos (de US$20 a US$30 mensais) e, no caso da primeira, ainda há uma segunda ressalva — como você pode ver na foto acima, capturada pelo Engadget. Enquanto na Verizon até cinco dispositivos poderão usar a mesma conexão, na AT&T o limite será de três aparelhos.

Por outro lado, pode ser que a informação acima tenha sido uma simples gafe do pessoal da AT&T, ou uma omissão de que as três conexões são o máximo permitido via Wi-Fi. A própria Apple confirma isso na página oficial sobre o iOS 4.3, revelando que são possíveis até três conexões via Wi-Fi, três via Bluetooth e uma via USB. Simultaneamente, o máximo é de cinco — conforme anunciado na Verizon.

Acesso Pessoal na TIM

O MacMagazine já recebeu informações de leitores que estão utilizando o Acesso Pessoal sem problemas com o iOS 4.3 GM nas redes da Vivo e da TIM [veja acima], mas resta saber se elas continuarão liberando-o de graça nos próximos dias e/ou se irão impor algum tipo de limitação como a da AT&T.

[screenshot: Alexandre Santos]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…