O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa revela que vários apps para iOS e Android violam licenças open source

GPL Free Software

Pelo visto, o drama envolvendo o VLC para iOS era apenas o começo. A empresa OpenLogic revelou hoje na AnDevCon (uma conferência de desenvolvedores do Android) um dado alarmante: uma quantidade relevante de apps populares nos sistemas móveis da Apple e do Google podem estar violando licenças open source.

Publicidade

GPL Free Software

O que isso significa? Basicamente, que usar software livre é mais difícil do que pode parecer à primeira vista. De 635 apps analisados (112 no Android e 523 no iOS), 52 usavam a Apache Software License e 16, a GPL ou a LGPL. Desses 68, cerca de 71% estavam em desacordo com as licenças — e alguns chegavam ao cúmulo de pôr em seus acordos de uso a alegação de que os desenvolvedores detinham plenos direitos de copyright sobre todo o conteúdo do app.

Para não comprometer ninguém, a OpenLogic por enquanto prefere não citar nomes. O objetivo principal desta pesquisa é chamar a atenção dos desenvolvedores para o fato de que usar software livre não é simplesmente uma questão de se valer dos benefícios de um projeto de código aberto: é preciso saber direitinho em quais casos seu uso é autorizado.

[via CrunchGear]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Lançamento do iPad 2 será maior, mas gerará menos filas

Próx. Post

Pioneer salta de cabeça no iOS, a começar pelo VSX-1021, com suporte a AirPlay e apps

Posts Relacionados