iPads 2 estão esgotados em muitas lojas; acredita-se que 500 mil unidades já foram vendidas [atualizado]

FaceTime no iPad 2

A expectativa de muitas pessoas ontem era imensa: horas antes de as vendas do iPad 2 começarem, filas e mais filas estavam se formando em todos os cantos dos Estados Unidos, especialmente nas 236 Apple Retail Stores do país. Além delas, mais de 10.000 revendas tinham a nova tablet, marcando um dos lançamentos mais ubíquos da Maçã nos EUA. Só que isso parece ter tido consequências.

FaceTime no iPad 2

Existem 18 modelos diferentes de iPad 2 (duas cores, três tipos de conectividade, três capacidades de armazenamento) e, com tantos pontos de venda em toda parte, era de se esperar que os estoques não fossem lá muito grandes. Previsivelmente, lojas Best Buy, Target e afins foram as primeiras a anunciar que a tablet estava esgotada; o que não dava para esperar era que muitas lojas da Apple rapidamente ficassem sem algumas opções de cor ou capacidade.

Claro que essa situação deixou alguns dissabores: muitas críticas foram direcionadas à Apple pelo fato de o estoque de certas lojas ser sabidamente limitado, mas não ser dado nenhum aviso aos clientes que passaram horas na fila esperando o início das vendas. Em alguns casos, bastaram 45 minutos para todos os iPads serem vendidos em uma Retail Store.

Há de se imaginar se as histórias de problemas na produção não seriam uma causa para esses estoques tão limitados nos EUA. Por outro lado, as histórias negativas sempre têm mais destaques que as positivas; tendo isso em mente, o lançamento pode muito bem ter sido um sucesso 90% completo — só que os 10% de problemas vão ter 99% da publicidade.

iPad 2 branco com Smart Cover bege

Os modelos mais procurados aparentemente foram os brancos, com a demanda por modelos exclusivamente Wi-Fi ou com conexão 3G (tanto GSM quanto CDMA) variando de região para região. No geral, as filas foram maiores que as da primeira geração e até que as do iPhone 4, lançado em julho, contudo as Retail Stores conseguiram processar as vendas mais rapidamente.

Muitas pessoas aproveitaram a ocasião para ganhar um dinheirinho extra, fosse vendendo a simbólica primeira posição na loja da Quinta Avenida por US$900 ou simplesmente fazendo a compra para cambistas, por US$100. Em breve muitos iPads 2 deverão aparecer no eBay… e não vão sair barato. 😛

Diante das filas em Retail Stores e da previsão de entrega na Online Store, Gene Munster estima que cerca de 500 mil unidades do iPad 2 tenham sido vendidas só no primeiro dia. Com a previsão de que as lojas recebam novos estoques diariamente, é quase certo que o primeiro milhão de vendas seja atingido bem antes de 28 dias — o recorde estabelecido pela primeira geração do gadget.

[via 9 to 5 Mac; AppleInsider: 1, 2]

Atualização (às 16h23)

Mais um bom sinal de que as vendas vão bem: o prazo de envio de todos os iPads na Apple Online Store agora é de três a quatro semanas. Ou seja, alguns iPads encomendados agora podem só chegar em abril!

Prazo de envio dos iPads 2 em 12 de março

Feliz de quem ficou plantado nas filas em pleno Dia do Santo iPad

[via 9 to 5 Mac]

Posts relacionados

Comentários