O melhor pedaço da Maçã.

Com um pouco de esforço, é possível melhorar a experiência de uso do Gmail no Mail do Mac OS X

Ícone do Mail

É provável que o Gmail seja hoje o melhor webmail disponível no mercado em função da sua versatilidade, especialmente para quem aproveita os serviços do Google no dia-a-dia de forma exaustiva — e os membros da equipe MacMagazine não são exceção. Mas devido a vários motivos, eu mesmo recorro ao Mail do Mac OS X para trabalhar com mensagens eletrônicas, de forma que consigo ler em um único lugar materiais de trabalho e conteúdos que meus amigos e familiares enviam diariamente.

Publicidade
Mail do Mac OS X Lion
Bastante aprimorado no Mac OS X Lion, o Mail poderá ser uma boa opção para usuários do Gmail

O problema é que adotar o Mail como cliente para o Gmail cria alguns problemas, enquanto outros são resolvidos (quem nunca ficou frustrado com a forma como as pastas de mensagens ficam na barra lateral, por exemplo?), o que é normal, sabendo-se que o programa da Apple não foi feito de forma a suportar o estilo dos serviços do Google, mesmo oferecendo configuração automática de contas. Por isso, os usuários acabam no meio de uma bagunça para lidar com duplicatas de marcadores no navegador e pastas desorganizadas no desktop, dificultando o uso de ambos.

Entretanto, o que muitos não sabem é que é possível resolver algumas incompatibilidades entre o Gmail e o Mail aplicando algumas configurações especiais dos dois lados. Você pode habilitar controles avançados do protocolo de email do Google para personalizar a forma como as operações do Mail afetam seus dados nos servidores, controlar a exibição de marcadores e fazer associações de pastas com o aplicativo da Apple, para simplificar o visual da sua barra lateral e manter os emails que recebe devidamente organizados.

Para quem usa o Gmail no Mail do Mac OS X e deseja se aventurar com isso, a Macworld oferece um artigo completo com algumas operações que levam no máximo 15 minutos para completar, então vale a pena experimentá-las para melhorar a sua experiência com ambos. Há ainda uma série de ferramentas de terceiros que você pode adquirir para complementar os pequenos ajustes, mas, caso você use apenas uma conta no Gmail para mensagens, eu sugiro o uso do Sparrow no lugar do Mail, que não exige esforço algum para se trabalhar com o serviço do Google no sistema operacional desktop da Apple.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativos com suporte à tecnologia AirPlay são destaque na iOS App Store

Próx. Post

iOS SDK poderá ganhar modelo para a criação de publicações digitais

Posts Relacionados