O melhor pedaço da Maçã.

New York Times é segundo grande nome a abraçar sistema de assinaturas da Apple

Ícone do New York Times for iPad

Finalmente o New York Times revelou detalhes sobre seu novo sistema de acesso digital, que limitará a disponibilidade gratuita de artigos e notícias, premiando apenas assinantes com o conteúdo integral de suas edições. E, numa decisão que poderá incentivar outros grandes nomes no mercado editorial, beneficiando bastante a Apple, uma das formas de adquirir essas assinaturas será através do iTunes, em apps para iOS.

Publicidade

New York Times no Safari

Isso significa que 30% do que for arrecadado desta forma irá para a Maçã, sem falar que os dados pessoais de clientes que preferirem assinar o NYT via In App Purchase ficarão fora do alcance da editora. Esse não será, porém, o único canal de vendas: quem preferir pode negociar diretamente com o jornal, sem falar que assinantes da edição impressa (incluindo o International Herald Tribune) serão automaticamente beneficiados com acesso digital irrestrito.

Os pacotes de acesso digital variam de acordo com o meio utilizado: via web e smartphone, ele custa US$15 por quatro semanas (grosseiramente, por mês); via web e tablets, o valor sobe para US$20; acesso total, por sua vez, sai por US$35. Vale notar que o sistema de paywall do NYT será totalmente compatível com Androids e os gadgets da Research In Motion (RIM), mas a assinatura deverá ser adquirida diretamente do jornal.

Publicidade

As restrições entrarão em efeito a partir de 28 de março, mas quem acessa pouco o NYT.com, não precisa se preocupar: todos os visitantes do site terão direito a 20 artigos por mês, sem custo nenhum, além de ter acesso irrestrito a matérias que forem compartilhadas via Facebook ou Twitter, por exemplo (ou até cinco resultados de buscas do Google por mês). Nos apps para smartphones e tablets, apenas a seção Top News será acessível gratuitamente: todas as demais dependerão de uma assinatura.

Com isto, já são dois grandes nomes aderindo ao polêmico sistema de assinaturas da Apple: Time Inc., com o New York Times, e News Corp., com o The Daily — dá pra notar que, enquanto uma está apenas testando as águas, a outra já fez um mergulho de cabeça com direito a duplo twist carpado. Resta saber quando (ou se?) o Wall Street Journal vai aderir também, para competir com seu maior rival.

P.S.: A imagem que ilustra este artigo foi tirada da página oficial do Safari. Talvez esse tipo de “boa vontade” entre as companhias tenha lubrificado as negociações para adotar-se o sistema de assinaturas via iTunes, não? Isso e a concorrência da Time Inc. com a News Corp., pelo visto. 😛

[via AllThingsD]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novidades do Google: abandono do Gears, Smart Labels no Gmail, bloqueio de sites e novo ícone do Chrome

Próx. Post

iPad 2 passa por diversos novos benchmarks; microfone do seu modelo Wi-Fi é superior ao 3G

Posts Relacionados