O melhor pedaço da Maçã.

Novidades do Google: abandono do Gears, Smart Labels no Gmail, bloqueio de sites e novo ícone do Chrome

Logo do Google

Tudo bem que a Apple não é lá muito diferente, mas é incrível a quantidade de novidades que o Google apresenta toda semana. Só nos últimos dias, separamos algumas que podem ser do interesse de vocês.

Publicidade

Logo do GearsChrome 12 não terá mais suporte ao Gears

Até que demorou: depois de dar adeus ao Gears em fevereiro de 2010, o Google anunciou agora que a partir do Chrome 12 ele será totalmente abandonado. Um build recente do Chromium já foi distribuído sem a tecnologia.

O Gears também não será disponibilizado para outros browsers recentes, como o Firefox 4 e o Internet Explorer 9. Curiosamente, serviços do Google como o Gmail, o Calendar e o Docs ainda utilizam o Gears; essa mudança provavelmente indica que eles migrarão suas funções offline para HTML5 logo, logo.

Smart Labels no Gmail

Smart Labels no GmailVisando tornar a organização de emails ainda mais fácil e dinâmica, o Google trouxe “Marcadores Inteligentes” — separando mensagens automaticamente em grupos como Bulk, Notification ou Forum.

Filtros são criados para marcar essas mensagens, e eles podem ser editados à vontade pelo usuário. São ótimos para quem participa de muitos fóruns/listas de discussão, recebe spams/newsletter/emails marketing e notificações diversas de contas/atividades.

Publicidade

O recurso — excelente complemento para a “Caixa de Entrada Prioritária” (“Priority Inbox”, em inglês) — pode ser ativado/desativado a qualquer momento pelo Gmail Labs.

Bloqueio de sites agora também nas buscas

Sabem aquela extensão superbacana que o Google lançou há pouco mais de um mês, para o Chrome? Pois é, pelo jeito a coisa está dando muito certo — o recurso de bloquear sites/domínios foi agora implementado oficialmente nas buscas da gigante de Mountain View.

Bloqueando sites no Google

O link de bloqueio fica no mesmo lugar da extensão — ao lado de “Cache” (ou “Similar”, às vezes), mas por enquanto só na sua versão em inglês. Se você estiver logado na sua conta do Google, poderá agora acessar uma nova página e gerenciar todas as URLs bloqueadas.

Publicidade

Aqui na minha máquina já estou pertinho de chegar a 100 domínios filtrados. Foi uma das novidades que mais curti do Google, nos últimos tempos — grande mão na roda! E, aos poucos, isso deverá influenciar positivamente os resultados nativos de buscas deles, também.

Novo ícone/logo do Chrome

O Chromium já tinha seguido essa linha mais “clean, simples, achatada” há alguns dias, agora foi a vez do Chrome. Confira o antes e o depois:

Ícone do Google ChromeÍcone - Google Chrome (novo)

A ideia do Google é fazer o seu ícone transmitir a mesma ideia de recursos, simplicidade e leveza do browser em si. É provável que ele já chegue com o Chrome 11, daqui a algumas semanas.

E aí, curtiram ou não? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: Nota for iPad, MONOPOLY, RobotNGun e mais!

Próx. Post

New York Times é segundo grande nome a abraçar sistema de assinaturas da Apple

Posts Relacionados