Pesquisa da Blaze coloca Mobile Safari atrás do navegador do Android, mas há controvérsias

Teste de browser no Android e no iOS - Blaze

Uma das melhorias do iOS 4.3 é o Nitro Engine, um novo compilador de JavaScript no Mobile Safari que promete acelerar sensivelmente o carregamento de sites complexos, como o Facebook. A Blaze, contudo, fez uma pesquisa e disse que o navegador do Android 2.3 “Gingerbread” seria bem mais ágil. Os testes foram realizados em apps customizados que realizaram 45.000 carregamentos de diversas páginas, chegando à seguinte conclusão:

Teste de browser no Android e no iOS - Blaze

Yep, em 84% dos casos, o navegador do Android foi mais rápido. Só tem um probleminha: um app customizado não usa o Mobile Safari, mas sim o UIWebView, que não recebeu nenhum aprimoramento do iOS 4.3. Ou seja, o teste não foi entre o navegador nativo do Android e o Mobile Safari, mas sim entre o WebView no sistema do Google e o UIWebView no da Apple.

“Os testes deles foram falhos, pois não usaram de fato o Safari no iPhone”, respondeu uma porta-voz da Apple ao The Loop. “Em vez disso, eles usaram um app proprietário que usa um visualizador da web embutido, o qual não tira proveito das otimizações de performance do Safari. Apesar desta falha fundamental nos testes, ainda assim só encontraram uma diferença média de um segundo no carregamento de páginas.”

Teste de browser no Android e no iOS - Blaze

Diante desse momento “Oops!”, a Blaze respondeu dizendo ter imaginado que as otimizações de performance aplicadas ao Mobile Safari beneficiariam também o sistema disponível para apps de terceiros. Não sendo esse o caso, ela ficará satisfeita em repetir os testes quando o UIWebView for atualizado — por enquanto, porém, os resultados falaciosos da pesquisa vão ficar no ar, apenas com uma ressalva linkada no início do texto.

Enquanto isso, na parte de metodologia, parece que um trecho merece uma atualizaçãozinha… (Copiado tal e qual, nem traduzi — apenas grifei a parte importante.)

Manual verification showed that page load performance of the embedded browsers, when properly configured, is effectively identical to the stand-alone browsers.

Ok, o estudo da Blaze não prova nada sobre os browsers nativos do iOS e do Android, mas seria interessante saber se os ganhos de velocidade trazidos pelo Nitro Engine vão chegar a todos os apps com navegadores UIWebView embutidos (como o Twitter for iPhone, pra citar um exemplo), já que o funcionamento dele depende de privilégios de segurança reservados apenas ao sistema operacional.

Recentemente comentamos uma controvérsia envolvendo web apps salvos na Home Screen de iGadgets com o iOS 4.3: eles não teriam a mesma performance de quando acessados pelo Mobile Safari. Acho que já sabemos qual é a causa — ou seja, não é que a Apple os “sabote”, mas sim que eles deixam de ganhar (por enquanto?) os imensos benefícios da Nitro Engine.

[via Daring Fireball]

Posts relacionados

Comentários