Você sabe quando uma empresa é grande demais quando uma de suas subsidiárias faz algo que foge ao seu controle e você tem que penalizá-la. É o que acaba de acontecer com o Google e sua sede no Japão, que teve seu próprio site penalizado pela gigante de buscas.
Há alguns dias, descobriu-se que o Google Japan estava comprando links em blogs para promover uma campanha de um dos seus serviços. Quem conhece o Google, sabe o quanto esse tipo de prática é condenada pelos caras e pode jogar a pontuação de PageRank lá pra baixo.
O aviso da penalidade foi dado por Matt Cutts em seu Twitter: “O PageRank do Google.co.jp agora é 5, ao invés de 9. E espero que ele fique assim por um bom tempo”, seja lá o que isso realmente significar. Matt, para quem não sabe, é um dos engenheiros de software da firma de Mountain View.
No mínimo, agora sabemos que o Google é bastante neutro com relação à maneira como administra o PageRank, independente de fazerem parte do seu conglomerado ou não.
[Via: Search Engine Land.]