Um ano depois de anunciar que descontinuaria seu serviço de sincronização de documentos na nuvem Documentos e Dados, a Apple confirmou nos últimos dias que concluiu a migração para o iCloud Drive.
Em uma atualização da página de suporte sobre a mudança, a Apple afirma que as contas que usavam o serviço legado já foram migradas para o iCloud Drive — porém os usuários ainda precisam habilitá-lo para ver seus arquivos, caso ainda não o tenham feito.
Para ativar o iCloud Drive no iPhone/iPad, no Mac ou na web, basta seguir os passos abaixo:
No iOS ou iPadOS
- Abra os Ajustes e toque no seu nome.
- Toque em iCloud.
- Ative o iCloud Drive.
No macOS
- Na barra de menus, clique no logo da Apple (canto superior esquerdo), abra as Preferências do Sistema e clique em “ID Apple” (a menos que você esteja usando o macOS Mojave ou anterior).
- Selecione iCloud.
- Inicie sessão com o ID Apple, se necessário.
- Ative o iCloud Drive.
No iCloud.com
- Inicie a sessão em iCloud.com.
- Selecione Pages, Numbers, Keynote ou iCloud Drive.
- Clique em “Atualizar para o iCloud Drive”.
A mudança, vale notar, tinha como objetivo reduzir a confusão e simplificar os serviço de armazenamento na nuvem da Apple.
Assim como o iCloud Drive, o Documento de Dados permitia sincronizar automaticamente arquivos entre diferentes dispositivos com o mesmo ID Apple (embora de uma forma um pouco menos intuitiva) — portanto, não fazia sentido manter ativos dois serviços semelhantes.
via MacRumors