Ferramentas da Apple para integração de Macs e PCs em rede deverão eliminar a atual implementação SMB do Mac OS X Lion

Ícone - Preferências de rede no Mac OS X

Ícone - Preferências de rede no Mac OS XVisando compatibilidade com redes baseadas no Windows, o Mac OS X usa uma implementação do protocolo SMB (fornecida pelo projeto de código aberto Samba) há muitos anos, atuando basicamente em benefício de máquinas comuns para compartilhamento de arquivos com PCs através do Finder. Atualmente, um servidor Mac pode até fornecer diretórios em rede para outros tipos de computadores, da mesma forma que servidores baseados em outros sistemas operacionais UNIX também conseguem com implementações de software similares.

No entanto, mudanças nos termos de licenciamento usados pelo projeto Samba estão forçando a Apple a adotar uma solução própria para integração de redes Windows com o Mac OS X Lion, pois a tecnologia open source não está mais disponível para uso em softwares comerciais. A mudança deverá trazer alguns benefícios, especialmente ligados à integração de Macs com PCs rodando o atual Windows 7, além de conexões com servidores baseados nas versões mais recentes do Windows Server.

De acordo com desenvolvedores, deixar de contar com um projeto de código aberto para lidar com a interoperabilidade de Macs e PCs fará com que a Apple evite algumas limitações e esqueça diversos problemas que passou com a implementação SMB do Snow Leopard desde o seu lançamento. Por outro lado, a nova tecnologia de integração não contará com alguns recursos que são bastante usados por técnicos de rede; nesses casos, porém, eles ainda poderão instalar no Lion o software do projeto Samba manualmente, através de ferramentas desprovidas de interface gráfica.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários