Mac OS X Lion deixará de suportar FTP para compartilhamento de arquivos e pastas via Finder

Conforme notado pelo AppleInsider, a Apple desabilitou a opção de compartilhamento de arquivos e pastas via FTP na futura versão do Mac OS X, deixando apenas as opções para conexão nativa com Macs (AFP) e PCs rodando Windows — que não serão mais baseadas no projeto Samba, mas sim em novos recursos criados pela própria empresa. Embora ela nunca tenha suportado uploads de arquivos via FTP para um servidor (o que sempre exigiu de nós um aplicativo de terceiros, como o Transmit), as opções existentes no Snow Leopard sempre atenderam diversos usuários em necessidades específicas.

Publicidade

Acredita-se que a razão por trás da remoção esteja relacionada com questões de segurança, levantadas devido ao meio de acesso a máquinas via FTP sem uma conexão criptografada. Mesmo no Lion Server, a possibilidade de compartilhar arquivos usando o protocolo não está disponível, porém ela ainda pode ser habilitada por meio da linha de comando do sistema.

Por outro lado, um aspecto realmente curioso do novo Lion Server para compartilhamento de arquivos é uma nova opção para inclusão de aparelhos rodando iOS, que futuramente poderão receber arquivos remotamente usando o protocolo WebDAV. O local para onde esses arquivos serão enviados dentro do seu iPad, iPhone ou iPod touch só deverá ser revelado em uma futura geração do sistema operacional móvel da Apple, também prevista este ano.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…