O melhor pedaço da Maçã.

Saiba como capturar a sua assinatura digitalmente usando o OS X Lion [atualizado]

Nas versões mais antigas do Mac OS X (na verdade, em qualquer outro sistema), você tinha duas opções para conseguir um documento com a sua assinatura digitalizada:

Publicidade
  1. Imprimir o documento, assinar, escanear para depois enviar por email ou arquivar;
  2. Pegar uma folha de papel, assinar, escanear, fazer uma pequena manipulação do seu editor de fotos preferido (Photoshop, Pixelmator, etc.) e deixar um arquivo .png (com fundo transparente) com a sua assinatura pronto para ser adicionado a qualquer documento.

Convenhamos: era uma coisa trabalhosa, e para algumas pessoas menos familiarizadas com scanners e editores de fotos, bem complicada.

Em fevereiro, quando o OS X Lion ainda estava longe de chegar nas prateleiras de lojas na Mac App Store, já sabíamos que ele viria com um sistema de captura de assinaturas bem bacana. Veja agora como ele funciona e como ele reduz (e muito!) esse trabalho.

A coisa agora é bem simples: basta abrir o documento em que deseja colocar a assinatura no app Pré-Visualização (Preview) e ativar a barra de ferramentas de anotações, como na imagem abaixo.

Depois, basta clicar no ícone da assinatura (o oitavo, da esquerda para direita) e escolher a primeira opção.

Uma nova janela abrirá e tudo que você tem que fazer é aproximar a folha de papel da câmera, alinhando a base da assinatura com a linha azul mostrada no visor. Em poucos segundos, a assinatura será capturada e exibida. Se você gostar do resultado final, basta aceitar. Caso queira repetir o processo, basta mexer um pouco a folha que a câmera faz uma nova captura. Você ainda pode escolher se quer usar a assinatura somente nessa sessão ou se quer guardá-la para usar em outras ocasiões.

O processo é supersimples e funciona muito bem. Porém, é importante usar um papel branco e caneta preta, pois assim você obtém o maior contraste possível, não deixando margens para erro.

Essa captura é ótima para empresas e seus vários documentos em formato PDF, e seria bem interessante se a Apple disponibilizasse um framework para desenvolvedores incluírem essa função em seus apps (Microsoft com o Office, por exemplo).

Publicidade

E aí, isso será útil pra você? 😉

[via 9 to 5 Mac]

AtualizaçãoVocê também pode criar uma nova assinatura a partir das preferências do app — dessa forma nem precisa abrir um documento! Basta abrir o app, entrar nas preferências e escolher a aba Assinatura.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Momento Humor: o OS X Lion estava tão faminto que engoliu uma galáxia inteira

Próx. Post

ABI Research: todas as tablets Android juntas conseguiram tirar 20% de market share do iPad

Posts Relacionados