Responsável pela fabricação de iProducts registra prejuízo grave, enquanto produtoras de componentes comemoram

Unidade da Foxconn em Taiwan

Mesmo com o sucesso da Apple em todos os segmentos nos quais atua, a sua principal parceira na produção de iProducts, a Foxconn, registrou um prejuízo de quase US$220 milhões no ano de 2010, muito maior do que o valor previsto pelo mercado financeiro. Em 2009, e empresa fechara seu balanço com um lucro de US$38,6 milhões.

Publicidade

Unidade da Foxconn em Taiwan

As causas que levaram a esse enorme prejuízo estão relacionadas com a expansão da empresa, que iniciou no ano passado um plano para contratar 400 mil(!) novos funcionários até agosto de 2011 e construir fábricas adicionais. Em meio a isso, os escândalos gerados pelas condições de trabalho dos seus funcionários e os diversos casos de suicídio também contribuíram para o aumento dos gastos, especialmente com indenizações e aumentos de salários.

Enquanto a fabricante dos computadores e gadgets da Apple sofre com seus últimos resultados financeiros, as empresas de menor porte que produzem os componentes usados por ela estão com motivos de sobra para comemorar. A Wintek, que fabrica telas multi-touch para a Maçã, já registrou um crescimento de 40% nas vendas entre fevereiro e março, graças principalmente ao iPad 2.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…