O que uma “simples” decisão não faz…
Com o lançamento do iOS 8, a Apple resolveu distribuir nativamente os aplicativos iBooks e Podcasts. Isso tem algumas consequências negativas, como ocupar um precioso espaço em aparelhos com capacidades menores (um iPhone de 8GB, por exemplo) — afinal, tais apps nativos não podem ser desinstalados.
Por outro lado, promover um app a nativo faz com que muitas pessoas que não o conheciam passem a experimentá-lo. O resultado disso, de acordo com Keith Moerer (diretor do iBooks) — que participou da Conferência Mundial de Livro Digital (Digital Book World Conference) —, foi que a plataforma de livros da Apple está ganhando cerca de 1 milhão de novos usuários por semana.
É claro que muitos outros fatores contribuem para que mais e mais pessoas conheçam e utilizem o app iBooks em iPhones, como por exemplo a tela enorme do iPhone 6 Plus (que facilita bastante a leitura num smartphone) e o recurso Compartilhamento Familiar (o qual torna muito mais simples a aquisição de conteúdo para crianças).
Moerer ainda falou bastante sobre outros detalhes da iBooks Store, como por exemplo: o segmento de livros independentes são os que mais crescem; a Apple não recebe dinheiro para destacar livros/autores (tudo é 100% baseado em editorial); livros em espanhol estão se tornando uma grande parte da loja americana; entre outras coisas.
Se a experiência está dando certo com o iBooks, eu não duvido nada que a Apple também distribua o iTunes Radio da mesma forma no iOS 9. Isso chegou a ser cogitado para o iOS 8, mas acredito que, por ser um serviço disponível apenas nos EUA e na Austrália, não fazia muito sentido transformá-lo em app nativo naquele momento. Contudo, assim que o iTunes Radio for lançado em países europeus e em mais alguns outros — o Brasil tem tudo para entrar nesta, também —, a ideia fará muito mais sentido.
[via MacRumors]