Pequena empresa inglesa quer revolucionar touchscreens com “terceira dimensão”

QTC Clear - Touchscreens e terceira dimensão

Com a chegada do GarageBand para iPad, a Apple inovou com algo inesperado: usando o próprio acelerômetro da tablet, ela consegue agora determinar a força com que usuários “batem” em instrumentos e, assim, altera a sua emissão de som. Fantástico, genial — funciona bem, mas não é perfeito.

QTC Clear - Touchscreens e terceira dimensãoUma pequena empresa inglesa, a Peratech, apresentou nesta semana a QTC Clear — uma nova superfície para touchscreens capacitivas que promete torná-las sensíveis ao toque e pressão, agregando-lhes assim uma “terceira dimensão” (e não estamos falando em gráficos 3D). Ela é baseada numa versão transparente do material Quantum Tunnelling Composite (QTC), da própria Peratech.

Essa tecnologia da Peratech pode muito bem vir a equipar não só futuros iPads, mas também iPhones e iPods. Sua superfície — posicionada entre as camadas de vidro da própria touchscreen — não mede mais do que 6-8 mícrons de espessura e quase não utiliza energia, então é uma forte candidata a ser adotada pela Apple.

O custo adicional da QTC Clear também é dito como baixo, por isso não e à toa que a Peratech já teria firmado contrato com uma grande fabricante de telas, não-identificada. Deveremos ouvir mais sobre isso num futuro breve.

[via SlashGear]

Posts relacionados

Comentários