Apple pressiona desenvolvedores do navegador iCab para iOS a remover funcionalidades

Depois de vários meses disponível para download na iOS App Store, o navegador iCab Mobile começou a sofrer intervenções da Apple nesta semana, quando ela alertou seus desenvolvedores a respeito dos módulos de JavaScript que podem ser executados dentro dele. Usados para expandir suas funções usando tecnologias web (de forma similar a algumas extensões para browsers desktop), eles não passam de uma maneira formal e fácil de adicionar recursos no lugar de bookmarklets.

Porém, por algum motivo desconhecido, a Apple decidiu implicar com os módulos do iCab, forçando os desenvolvedores a removê-los do seu browser para iPads e iPhones/iPods touch. Talvez ela tenha desconfiado de que há alguma execução de código não-autorizado por trás deles, mas toda a interface do navegador para a adição de módulos continua no lugar e os usuários ainda podem fazê-lo a partir da web.

“Não posso dizer que gostei da decisão da Apple, e tecnicamente isso não faz sentido”, disse Alexander Clauss, um dos desenvolvedores do iCab. Clauss atendeu aos pedidos da empresa, mas disse que vai recorrer.

[via The Register]

Posts relacionados

Comentários