Semelhanças entre a Windows App Store e a iOS/Mac App Store vão *bem* além do nome [atualizado]

Windows 8

Para horror de alguns leitores, eu sou defensor ferrenho de que “App Store” é um termo excessivamente genérico para ser registrado como marca de uma loja de apps — tese esta que a Microsoft tem tentado defender com unhas e dentes. Sim, eu acredito que a Windows App Store tem tanto direito de existir com esse nome quanto a Mac App Store e a iOS App Store, mas tudo tem limite.

Publicidade

Se a imagem abaixo tiver sido realmente tirada do Windows 8, como conta a ZDNet, esse limite acaba de ser cruzado. Ou melhor, “cruzado” é pouco: ele acaba de ser vilipendiado da forma mais vil e torpe, com direito a piche e penas.

Suposta imagem da Windows App Store

Só para refrescar a sua memória, a Mac App Store é assim:

Janela da Mac App Store

Já no iTunes, a semelhança é maior ainda, por causa das barras de navegação:

iOS App Store no iTunes

Torço para que isso não passe de um mockup, uma brincadeira de 1º de abril atrasada ou coisa do tipo; se for verdade e chegar à versão final (o que pode acabar acontecendo, como no caso da clonagem descarada que o Google fez para a Chrome Web Store), pode acabar até pegando mal para o caso da marca “App Store”.

Publicidade

Ah, mas não podemos esquecer do mais legal: assim como o Mac OS X, o Windows 8 vai ter uma loja de aplicativos integrada ao sistema operacional. Se Bertrand Serlet ainda trabalhasse na Apple, certamente ele subiria ao palco para dizer, triunfante, “Redmond, start your photocopiers!

Vamos ao menos ser mais discretos, né, Microsoft? Assim você se dá o benefício da dúvida. 😛

Atualização (às 19h52)

Bazinga! Pelo visto, essas imagens são um embuste do começo do ano e por algum motivo vieram à tona de novo agora, sendo reputadas como verdadeiras e pegando muita gente de surpresa. Soltemos um suspiro de alívio e esperemos que a Windows App Store (tomara que ela tenha mesmo esse nome, heh!) venha com uma experiência não apenas diferente que a da Apple, mas muito melhor.

Concorrência, meus caros: essa é a mola mestra do mercado.

[dica do WH11, via Baboo]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…