O melhor pedaço da Maçã.

Apple anuncia novo Final Cut Pro X, agora em 64 bits e com interface renovada [atualizado 3x]

Apple - Final Cut Pro X

E não é que os rumores [1, 2] estavam mais uma vez certos? 😉 Agora há pouco, em uma keynote especial e não-anunciada durante o evento SuperMeet, na NAB 2011 (em Las Vegas), a Apple anunciou o novo Final Cut Pro X. Para a Apple, ele será tão revolucionário quanto o primeiro FCP, de 1999.

Publicidade
Final Cut Pro X sendo apresentado
Foto: Adam Bedford

A próxima versão do software de edição de vídeo profissional da Maçã será totalmente em 64 bits, com uma interface renovada (inspirada no iMovie), gerenciamento de cor total via ColorSync e suporte à resolução 4K (altíssima definição). Outras novidades incluem edição em tempo real durante a importação, detecção automática de mídias e pessoas, estabilização de filmagens, novo editor preciso na timeline, entre outras.

Visando a melhorias significativas de performance em Macs mais recentes, o novo FCP explorará bastante o Grand Central Dispatch, separando múltiplas tarefas através de vários processadores/núcleos (até oito, nesta nova versão). Além disso, ele explora todas as tecnologias e frameworks recentes do Mac OS X, como Cocoa, Core Animation e OpenCL.

Eis o final da apresentação de Randy Ubillos, arquiteto-chefe do departamento de softwares multimídia na Apple:

Publicidade

O Final Cut Pro X custará US$300 (nada mau!) e chegará ao mercado em junho — provavelmente pela Mac App Store, como outros softwares recentemente atualizados/lançados pela Apple.

[via Photography Bay, MacRumors]

Atualização (às 2h20)

Alguns leitores nos perguntaram sobre os outros apps da suíte Final Cut Studio, que não foram citados ou demonstrados no SuperMeet. O foco do evento foi mesmo apenas um sneak peek no Final Cut Pro X, mas isso não quer dizer que a Apple não preparou novidades para os outros.

Publicidade

“Fiquem ligados”, disse um representante da Apple ao The Loop.

Publicidade

Junto do Final Cut Pro X, a Apple deverá lançar também novas versões dos softwares Motion, Soundtrack Pro, Color, Compressor e DVD Studio Pro — caso todos sejam mantidos, como hoje. Resta saber, ainda, se a ela continuará comercializando o Final Cut Studio em versão caixa, com todos os apps embutidos.

Atualização II (às 2h36)

Mais uma vez, uma exclusiva do The Loop: imagens oficiais do Final Cut Pro X num MacBook Pro, cedidas pela Apple.

Apple - Final Cut Pro X

Apple - Final Cut Pro XApple - Final Cut Pro X

Ah, você pode clicar nelas para ampliá-las. 🙂 Incrível a mudança na interface, realmente bastante drástica.

Atualização III (às 14h59)

É, a Apple não anunciou que participaria do evento, não postou nada em seu site sobre o novo Final Cut Pro X, não emitiu comunicados para a imprensa e, evidentemente, não irá publicar um vídeo da keynote de ontem.

Sem problemas, um participante do SuperMeet fez isso por nós. 🙂 Somados, os dois vídeos têm quase 1h de duração — mas mostram tudo o que foi demonstrado ontem por Ubillos, com ótima qualidade.

YouTube video

YouTube video

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dicionário do Mac OS X Lion também terá várias melhorias

Próx. Post

Mockup: leitor propõe pequena mudança no design do Apple Digital AV Adapter

Posts Relacionados