O melhor pedaço da Maçã.

Padrão para carregadores de celular com o apoio da Apple entrará em efeito ano que vem, na Europa

Conector padrão micro-USB

A União Europeia conseguiu realizar o sonho de todos os usuários de celulares: “Um modelo de carregador para todos governar!” Falamos desta iniciativa pela primeira vez há mais de um ano, e agora trazemos a notícia de que, a partir de janeiro de 2011, todos os smartphones e celulares “data enabled” comercializados no Mundo Velho usarão o padrão micro-USB para conectar-se a carregadores.

Publicidade

Conector padrão micro-USBTodos, inclusive o iPhone, que atualmente emprega um sistema exclusivo da Maçã — o conector dock de 30 pinos. Além da Apple, também são signatárias as empresas LG, Motorola, NEC, Nokia, Qualcomm, Research In Motion, Samsung, Sony Ericsson e Texas Instruments.

O projeto visa à redução de lixo eletrônico por causa da miríade de tipos diferentes de carregadores existentes hoje: caso um consumidor precisasse trocar de celular para uma marca nova (ou até da mesma fabricante, em alguns casos), teria que obter um novo acessório. Além disso, consumidores poderão usar carregadores emprestados mais facilmente e empresas que fazem acessórios não precisarão suportar uma variedade de sistemas, levando à redução de custos.

A decisão por padronizar o sistema de carregamento de celulares é tão lógica que alguns acreditam que outros países (inclusive os Estados Unidos) vão pegar carona e abraçar a ideia. Eu não creio que seja esse o caso, pois políticas de padronização de equipamentos não costumam seguir o bom senso — veja as novas tomadas do Brasil, por exemplo: um padrão completamente diferente do sistema anterior e usado apenas aqui e em nenhum outro lugar do mundo. Facilitou muito a vida de quem vai precisar trocar as tomadas de casa e/ou gastar com adaptadores, sem falar que comprar produtos importados virou só alegria… 😛

Publicidade

Mas, voltando ao assunto, como será que a Apple vai fazer para adaptar o iPhone ao novo padrão europeu?

[via Wired]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vazam supostas imagens da LCD do iPod touch de quarta geração, com espaço para câmera frontal

Próx. Post

Lucros das Apple Retail Stores explodem, graças à influência do iPad

Posts Relacionados