O melhor pedaço da Maçã.

Serviços de localização do iOS gravam informações mesmo quando desativados [atualizado]

Localização marcada no Maps do iOS

Após a técnica de registro de coordenadas geográficas do iOS virar notícia, testes divulgados pelo Wall Street Journal alegam que ela funciona mesmo quando o usuário desliga os serviços de localização em seu iPad, iPhone ou iPod touch. Os aparelhos podem gravar essas informações sempre que estão conectados a uma torre de telefonia celular ou rede Wi-Fi registrada online com sua posição global.

Publicidade

Localização marcada no Maps do iOS

Embora não exista nenhuma evidência de que esses dados sejam transmitidos online sem o consentimento dos usuários, o fato de a Apple continuar registrando informações de localização mesmo quando eles se negam a usá-las é um bom tópico para discussões. A opção em questão está disponível na tela principal do app Ajustes (Settings) e pode ser aplicada globalmente ou de forma seletiva, por aplicativo.

Pelo visto, as opções selecionadas nesta área executam apenas restrições nos próprios aplicativos dos iGadgets, de forma que o sistema operacional continua a trabalhar no registro da localização dos usuários — conforme discutido no MacMagazine. Os dados ficam vulneráveis em gadgets jailbroken e nos computadores com os quais todos são sincronizados, mas eles continuam capazes de serem protegidos por criptografia, tanto no iOS quanto via iTunes.

Publicidade

Com a repercussão gerada pela “descoberta”, alguns países pretendem investigar a Apple com cuidado sobre a sua postura com relação aos serviços de localização do iOS. Processos referentes ao assunto estão em andamento na Coreia do Sul, Alemanha, Itália e França, mas, nos Estados Unidos, uma tentativa de esclarecimento feita por um senador acabou sem sucesso, após a imprensa descobrir que o FBI já sabia sobre o armazenamento não-autorizado da localização dos usuários há muito tempo.

Atualização (às 11h20)

O MacRumors afirma que Steve Jobs respondeu a um email de um dos seus leitores sobre o assunto. De forma breve, o executivo negou a acusação de que a Apple monitora pessoas por meio de iGadgets, apesar da coleta não-autorizada de localização ter sido provada.

P: Steve,

Você poderia por gentileza explicar a necessidade de uma ferramenta passiva de monitoramento de localização integrada ao meu iPhone? É meio desconfortável saber que minha localização exata é gravada a todo o momento. Talvez você poderia me dar alguma explicação disso antes de mudar para um Droid. Eles não me monitoram.

R: Sim, eles te monitoram. Não monitoramos ninguém. As informações em circulação são falsas.

Enviado do meu iPhone

Apesar de garantir o anonimato das informações de localização dos aparelhos com iOS, Jobs não explicou o porquê de manter ativo em cada um deles um histórico de locais percorridos pelos usuários.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Acessórios da Applecore resolvem problema da desorganização de fios na sua mesa

Próx. Post

Apple desiste de brigar pela marca “POD” no Canadá; outros países devem vir no bolo

Posts Relacionados