O melhor pedaço da Maçã.

Elon Musk e Snowden elogiam Signal; app vê explosão de usuários

As recomendações vieram após as polêmicas recentes do Facebook
Signal, mensageiro instantâneo com foco em privacidade

O mundo dos mensageiros instantâneos é uma coisa engraçada: todo mundo que quer se libertar das garras do WhatsApp recomenda o Telegram, e todo mundo que não fica satisfeito com as políticas de privacidade do Telegram recomenda o Signal.

Publicidade

Esse último, certamente o menos famoso dos três, tem uma proposta totalmente concentrada na privacidade: seu código é aberto e ele funciona de forma totalmente criptografada, sem armazenamento dos metadados das mensagens e sem backup na nuvem — sim, a anonimidade absoluta tem suas desvantagens. O fato é que o Signal tem seus defensores ferrenhos, e recentemente ganhou mais um: Elon Musk, CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Tesla (e a mais nova pessoa mais rica do mundo).

Musk foi ao Twitter para dar mais uma das suas investidas contra o Facebook. O magnata compartilhou um meme, muito popular na rede nos últimos dias, em que um efeito dominó mostrava o início de uma reação em cadeia (Mark Zuckerberg criando um site para comparar mulheres no campus de Harvard) e o fim (um homem vestido de viking invadindo o Capitólio dos Estados Unidos).

A ideia, claro, era atribuir ao Facebook parte da culpa pelos eventos de violência ocorridos em Washington, D.C. na última quarta-feira, quando manifestantes pró-Trump invadiram o Capitólio (sede do Poder Legislativo dos EUA) tentando impedir a certificação de Joe Biden como novo presidente do país. O ato resultou na morte de cinco pessoas, entre protestantes e policiais.

Isso se chama efeito dominó.

Não podemos inferir se as críticas de Musk estão ligadas, também, às mudanças recentes de privacidade implementadas pelo Facebook em relação ao WhatsApp — como falamos aqui, os usuários do mensageiro agora terão seus dados compartilhados com a gigante de Mark Zuckerberg para “melhorar a integração entre os produtos”.

Publicidade

O fato é que, alguns minutos após o tweet acima, Musk seguiu com uma outra postagem — essa, defendendo o uso do Signal.

Usem o Signal.

O tweet foi compartilhado por Jack Dorsey (CEO do Twitter) e endossado por Edward Snowden (ex-analista da NSA, a Agência de Segurança Nacional dos EUA que expôs a espionagem realizada pelo governo americano em diversos estados soberanos e cidadãos de alto calibre ao redor do mundo). Snowden já defende o uso do Signal há algum tempo, inclusive.

Ele está falando do @signalapp, para quem não fala a língua de Elon.

As publicidades gratuitas parecem ter sido extremamente efetivas: algumas horas depois das postagens, a própria conta do Signal no Twitter afirmou que poderia haver uma espera maior na distribuição de códigos de verificação por conta da chegada de novos usuários em grande quantidade.

Os códigos de verificação estão atrasando em várias operadoras porque muita gente está tentando se registrar no Signal agora mesmo (nós mal conseguimos conter nossa animação). Nós estamos trabalhando com as operadoras para resolver tudo o mais rápido possível. Aguentem firme.

Segundo a equipe de desenvolvimento do app, tudo já está devidamente resolvido e novos usuários podem registrar-se normalmente.

Publicidade

Se você está pensando em dar um tempo (ou cortar laços definitivamente) do Facebook e dos seus produtos, pode ser um bom momento para testar uma outra opção de mensageiro — e, a parte mais difícil, convencer todas as pessoas no seu círculo a fazer a mesma coisa.


Ícone do app Signal - Messenger privado
Signal - Messenger privado de Signal Messenger, LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 7.3 (145.2 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogo Oceanhorn: Chronos Dungeon é lançado no Apple Arcade

Próx. Post

AirPods Max começam a ser vendidos no Brasil [atualizado: vendas suspensas]

Posts Relacionados