iPhone 4 CDMA faz Apple roubar mercado do Android pela primeira vez em dois anos [atualizado]

iPhone 4 branco frontal, de lado (grande)

iPhone 4 branco frontal, de lado (grande)O NPD Group divulgou hoje os resultados do seu último estudo Mobile Phone Track, confirmando que o sucesso do lançamento do iPhone 4 na operadora norte-americana Verizon Wireless fez a Apple roubar parte da fatia de mercado do Android no mercado de smartphones. Apesar de continuar na liderança, o sistema operacional do Google teve a sua primeira queda de market share desde o segundo trimestre de 2009.

No momento, o Android possui 50% do mercado note-americano de smartphones, enquanto o iOS conta com 28%, após crescer nove pontos percentuais nas pesquisas. Ambos tomaram distância significativa do BlackBerry, cuja fatia caiu para 14%.

Entre todas as fabricantes de celulares, a Apple é a terceira maior dos Estados Unidos, com 14% do mercado — a empresa perde apenas para a LG (18%) e para a Samsung (23%). Sua influência no setor com o iPhone fez a categoria de smartphones superar a de celulares comuns pela primeira vez na história, representando 54% das vendas de handsets, segundo o NPD.

[via Electronista]

Atualização (às 14h55)

A mesma pesquisa do NPD Group também posicionou o iPhone 4 como o smartphone mais popular à venda nos Estados Unidos, seguido pelo seu modelo anterior, o iPhone 3GS. Na lista dos cinco melhores, também estão presentes o Motorola DROID X e os celulares EVO 4G e Droid Incredible, da HTC.

A segmentação por aparelhos é a forma mais adequada de definir a competitividade da Apple com outras empresas. Atualmente, o meio mais comum de expor o assunto em pesquisas é comparando o iPhone com o Android, mas colunistas de tecnologia começaram a tecer ataques sobre esta prática, pois ela coloca uma empresa contra muitas outras em conjunto.

Posts relacionados

Comentários