Apple estaria trabalhando com a Nuance para implementar reconhecimento de fala avançado no iOS 5

Logo - Nuance Communications

Logo - Nuance CommunicationsRumores envolvendo os nomes da Apple e da Nuance Communications estão quentes desde novembro, quando o cofundador da Maçã, Steve Wozniak, deu a entender que ela teria adquirido a firma especializada em softwares de reconhecimento de fala. Rapidamente Woz negou a informação, mas de lá pra cá já surgiram duas notícias sobre trabalhos nesse sentido, dentro da Apple: 1, 2.

Criadora do Dragon Dictate Mac (baseado na tecnologia Dragon NaturallySpeaking), a Nuance pode não ter sido comprada pela Apple, mas nada impede que ambas estejam trabalhando juntas numa parceria. E foi sobre isso que o TechCrunch especulou, na última madrugada.

De acordo com fontes diversas do site, a Apple pode estar mesmo trabalhando em um sistema de reconhecimento de fala avançado para o iOS 5, que permitirá que donos de iGadgets os controlem pela voz. Hoje já é possível realizar chamadas, trocar de músicas e até saber a hora pelo Controle de Voz (Voice Control) do sistema, mas o próprio Android já mostrou que é possível fazer muito mais do que isso — praticamente descartando a necessidade de o usuário interagir com os dedos na tela, para muitas funções (até mesmo ditar textos!).

Essa implementação da Apple, quando chegar, tem tudo para ser mais uma de primeiríssima linha. Digo isso porque a Apple não só teria a colaboração da Nuance — e pode, ainda, vir a adquiri-la (seu valor estimado é de US$6 bilhões; a Apple tem mais de US$65 bi em caixa) —, como em abril de 2010 também comprou outra empresa relacionada: a Siri, que tinha um projeto supersofisticado de “assistente pessoal” para dispositivos móveis.

É, essa WWDC promete ser interessante… 😉

Posts relacionados

Comentários