O melhor pedaço da Maçã.

Analista acredita que Macs migrarão para processadores ARM já no início do ano que vem (nós, não)

MacBook Air de lado

Ao menos um analista já colocou suas fichas nos rumores sobre uma possível transição de processadores Intel para ARM, em Macs: Ben Reitzes, da Barclays Capital, afirma que as primeiras máquinas equipadas com os novos chips seriam os MacBooks Air, já no início de 2012.

Publicidade

MacBook Air de lado

“Nós acreditamos que a Apple já está trabalhando duro em software para conseguir essa proeza na linha de MacBooks Air”, disse Reitzes. “Através do seu próprio desenvolvimento de processadores e softwares do iOS baseados em ARM, essa migração seria até natural para a Apple. Ela já está priorizando autonomia de bateria prolongada e ultraportabilidade em sua atual linha de MacBooks Air, que utiliza [memórias] NAND em vez de HDDs.”

Pessoalmente, acho isso tudo pouco provável. Primeiro porque o relacionamento da Apple com a Intel está indo de vento em popa, com produtos constantemente atualizados e a Maçã conseguindo até alguns acordos exclusivos e pioneiros. Segundo: uma nova transição desse tipo, tão poucos anos depois da de chips PowerPC para Intel, colocaria a Apple numa posição delicada e certamente deixaria desenvolvedores confusos, por mais suave que ela fosse.

Publicidade

Pode ser que o Mac OS X Lion já esteja sendo todo preparado e testado em chips ARM, é claro. Mas a Apple só iria por este caminho se os benefícios fossem realmente significativos, e hoje não dá para afirmar isso com certeza. Acho ano que vem muito cedo; quem sabe lá pra 2014? E pra pôr mais lenha na fogueira: será que um dia Macs passarão a rodar o iOS?

[via Barron’s]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Surge mais uma suposta foto de iPod nano com câmera e sem clipe

Próx. Post

Guy Tribble depõe pela Apple em audiência oficial para tratar do caso “Locationgate” [atualizado]

Posts Relacionados