Um dos objetivos das últimas atualizações de software da Apple para seus iGadgets era solucionar problemas de acesso a redes, mas nem todos os usuários perceberam melhorias. Duas discussões identificadas pelo Cult of Mac nos fóruns de suporte da Maçã mostram muitos clientes insatisfeitos com a instabilidade de seus aparelhos durante o acesso à internet via Wi-Fi ou 3G.
Em alguns casos, o indicador de acesso à rede (situado ao lado do ícone da operadora, na barra de status do iOS) pode ficar ocupado e nenhum tipo de dado ser transmitido para iGadgets em qualquer app — emails não são baixados, sites da web não carregam, etc. —, restando ao usuário reconhecer o problema e tentar consertá-lo por conta própria. Aparentemente, iPhones e iPads com 3G são os aparelhos mais afetados.
O CoM sugeriu três formas de solucionar essa anomalia:
- Efetuar um reset do seu gadget — segure os botões Home e Sleep por alguns segundos até surgir o logo da Apple na tela;
- Interromper o acesso automático à sua rede Wi-Fi com problemas — nas preferências de Wi-Fi, selecione o círculo azul que representa a sua rede com problemas e escolha a opção “Esquecer esta rede” (Forget this network);
- Restaurar as configurações de rede — dentro do aplicativo Ajustes (Settings), vá até a seção Geral » Restaurar e escolha a opção “Configurações de rede” (Network settings). O aparelho será reiniciado automaticamente para completar o processo.
Nos fóruns da Apple, alguns usuários estão relatando sucesso com as soluções acima. Casos os seus problemas de rede persistam, o jeito será aguardar uma atitude oficial da empresa sobre o assunto.