Patenteie para travar: publicidade interativa, pincéis do Aperture, Places e mais

Ícone - iAd Gallery

Ícone - iAd GalleryNem só de futuro vivem as patentes! Num dia, podemos nos deparar com documentos que mencionam recursos vindouros do iPod nano, mas às vezes só aparecem inventos que já estão entre nós, concretizados e sendo postos em bom uso. Um deles é a combinação de interatividade com publicidade, algo posto em prática pela Apple de forma inovadora com a iAd.

O invento cobre as bases por trás das propagandas nativas do iOS, descrevendo como são baixados os elementos interativos e as mídias que compõem um anúncio. Além disso, ele prevê o uso de mapas pré-existentes no sistema operacional para indicar a localização de lojas com base em dados de GPS do usuário.

· · ·

Outro invento bem-sucedido envolve o Aperture, aplicativo profissional de edição e organização de imagens. Uma das novidades da versão 3.0 deste utilitário são os Pincéis (Brushes), e a interface especial deles foi devidamente registrada pela Apple.

Patente de Brushes no ApertureBrushes no Aperture

A característica mais interessante dos pincéis do Aperture é a forma como eles representam seu nível de “maciez”, usando círculos concêntricos. Na imagem acima, à esquerda temos uma ilustração da patente, e à direita uma imagem de divulgação oficial da Apple.

Places

· · ·

Outro recurso do Aperture (mas também presente no iPhoto) é o Lugares (Places), e ele foi igualmente patenteado pela Apple. Mais especificamente, o invento descreve um método através do qual é possível gerar uma trilha a partir de múltiplas coordenadas coletadas por um GPS.

· · ·

Ícone - Game CenterPor fim, a Apple deu continuidade ao registro do ícone de sua rede social de jogos, o Game Center, desta vez registrando nos Estados Unidos o desenho completo, colorido, ao contrário do que fizera num registro publicado em março, na Europa.

[via Patently Apple: 1, 2]

Posts relacionados

Comentários