O melhor pedaço da Maçã.

Nova lei europeia pode gerar problemas para Apple e Google por causa de privacidade

Ícone do Google Maps no iPhone

Como se não bastassem as investigações sobre privacidade nos Estados Unidos contra a Apple e o Google (que também passou por uma vistoria na Coreia do Sul), a Comissão Europeia oficializou uma lei comum entre os países da União que prevê sérias restrições a fabricantes de smartphones e de software para tais aparelhos no que diz respeito à coleta de informações. Dados como a localização do usuário são considerados nessa legislação como “privados” e devem ter o uso explicado em detalhes antes de poderem ser acessados por aplicativos.

Publicidade

A Apple sempre esclarece os usuários sobre a coleta de informações, mas nem ela, nem os desenvolvedores oferecem informações sobre como elas são usadas em diferentes apps. Isso ainda pode prejudicar a Maçã no futuro — bem como o Google, que nem mesmo conta com políticas apuradas para avaliar o uso dessas informações em apps para Android.

A nova lei também prevê que todos os serviços de localização dos sistemas operacionais móveis venham desligados por padrão — ou seja, além de os apps detalharem a forma como coletam dados, o sistema deve informar o usuário sobre a primeira ativação do GPS ou de recursos similares. Caso seja constatada a violação dessas novas leis, as infratoras poderão ser submetidas a sanções e terão de pagar multas à UE.

[via Financial Times]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

PhotoForge 2 é lançado e leva edição avançada de imagens para o iOS

Próx. Post

Vídeo: veja como é uma “casa inteligente” toda controlada remotamente, por um iPad

Posts Relacionados