Operadora chinesa chega a “consenso” com a Apple sobre tecnologia 4G para iPhones

iPhone 4 CDMA

Informações obtidas pelo Marketwatch indicam que a Apple e a operadora China Mobile começaram a negociar a possibilidade de usar tecnologias 4G em iPhones, porém ainda sem a formalização de nenhum acordo oficial. O estabelecimento das primeiras parcerias com telecoms sobre a nova geração de redes de telefonia móvel coincidiria com o início da sua expansão em alguns países (inclusive os Estados Unidos), onde milhares de clientes já têm acesso aos benefícios da novidade por meio de smartphones rodando Android.

iPhone 4 CDMA

As conversas da Maçã sobre o assunto na China estariam mais adiantadas do que em outros lugares, pois dependem de discussões sobre o tipo de tecnologia que as operadoras locais adotarão como padrão para oferecer acesso 4G. A Bloomberg cogita a possibilidade de a China Mobile definir um modelo de migração similar ao das telecoms ocidentais com tecnologias compatíveis, facilitando a estratégia da Apple e de outras fabricantes no setor.

Embora os iPhones chineses sejam vendidos apenas pela China Unicom, mais de 4 milhões de pessoas usam o aparelho com planos da China Mobile. As negociações para a venda de um modelo CDMA do atual iPhone 4 ainda estão em andamento, mas o chefe da telecom, Wang Jianzhou, parece ter ficado mais tempo conversando com executivos da Apple sobre 4G do que sobre os planos de curto prazo.

A mudança para 4G dará ao iPhone maior velocidade de acesso à internet, permitindo assim a realização de mais tarefas que dependem de elevado uso da rede celular, incluindo vídeo-chamadas — o que seria interessante para acabar de vez com a limitação do FaceTime a redes Wi-Fi. Para acelerar o desenvolvimento de infraestruturas que suportem a nova tecnologia de telefonia móvel, a China Mobile e a Apple aparentam estar concordando com uso de TD-LTE, um padrão que beneficiaria operadoras pelo fato de sua migração ser menos dispendiosa.

Analistas e observadores de fabricantes de componentes preveem um iPhone com suporte a 4G sendo lançado apenas em 2012.

Posts relacionados

Comentários