EFF demanda que Apple se posicione a favor de desenvolvedores no caso da Lodsys

In App Purchases

Desde que o caso da Lodsys veio à tona, o posicionamento mais aguardado de todos é, sem dúvida alguma, o da Apple. Contudo, apesar de ela já estar investigando a situação, ainda não foi feita nenhuma pronunciação acerca do caso. Isso não ajuda a tranquilizar ninguém, e para quebrar o silêncio a Electronic Frontier Foundation (EFF) emitiu um comunicado no qual clama pelo pronunciamento da gigante de Cupertino em defesa dos desenvolvedores que foram abordados pela Lodsys.

Lodsys might sue you

“Este é um problema que advogados chamam de má distribuição de carga”, escreveu Julie Samuels, advogada integrante do time jurídico da EFF. “A lei normalmente trabalha para garantir que a parte nas melhores condições de cuidar de um problema tenha a responsabilidade.”

Mesmo que um desenvolvedor fizesse uma pesquisa sobre patentes antes de lançar um app, seria injusto esperar que tal verificação cobrisse até os recursos que a Apple oferece como prerrogativas da App Store. Dado que, segundo a Lodsys, a Maçã já adquiriu uma licença para explorar as patentes em questão, é de se esperar que ela tome parte em defesa dos desenvolvedores — afinal de contas, ela tinha (ou deveria ter) noção dos riscos envolvidos.

Acredito que este caso vai obter uma resposta em breve: pode demorar, mas assim como no “Antennagate” e no “Locationgate”, a reação da Apple será tempestiva e direto ao ponto. Só que a ansiedade está de matar até pra quem vê de fora, imagino para os desenvolvedores que receberam cartinhas da Lodsys. :-S

Agora… você vai à WWDC? Veja este tweet:

[blackbirdpie id=”70151212288327680″]

Só o Chuck Norris sobreviveria a uma brincadeira dessas. 😛

[via Daring Fireball]

Posts relacionados

Comentários