Hype, ferramenta para criar sites animados em HTML5, chega à Mac App Store

Ícone do Hype

Uma das maiores queixas dos web designers nos primórdios da polêmica sobre o quão essencial à web era o Flash Player envolvia a inexistência de ferramentas de desenvolvimento práticas. Demorou, mas essa falta está aos poucos sendo suprida, e o lançamento do Hype hoje pode ser o que faltava para muita gente começar a criar sites de babar totalmente em HTML5.

Voltado principalmente para designers que desejam adicionar efeitos especiais a seus sites, desenvolvedores de Flash que precisam criar conteúdo compatível com o iOS e programadores de HTML5 em busca de formas mais eficientes para adicionar interatividade a seus projetos, o Hype tem tudo para fazer sucesso.

Hype

Ele é uma ferramenta que dispensa o conhecimento de código: funcionando à base do WYSIWYG (“What You See Is What You Get”), basta criar o site e determinar os pontos principais das animações para ter todo o conteúdo exportado de forma a ser acessível em browsers desktop ou mobile. Para ver o que é possível construir com o Hype, basta acessar esta galeria de trabalhos e se maravilhar com os resultados — o mais legal é que tudo funciona perfeitamente em iGadgets, sem precisar de plugins! Mais recursos e alguns vídeos demonstrativos podem ser conferidos aqui.

“É sempre frustrante visitar o site de um restaurante no seu telefone e dar de cara com uma página em branco”, comentou Jonathan Deutsch, um dos fundadores da Tumult, desenvolvedora do Hype. “A exportação em HTML5 que o Hype faz permite que empresas criem páginas belíssimas e alcancem seus usuários onde quer que estejam.” Ryan Nielsen, o outro fundador da Tumult, complementa dizendo que o Hype “faz o melhor possível para preservar a fidelidade em todos os meios, do Internet Explorer 6 ao Chrome 12. Quando não consegue, ele alerta os usuários, para que não sejam pegos de surpresa.”

Ícone do HypeO Hype está em promoção de lançamento por US$30 na Mac App Store [2,7MB], e Nielsen afirma que este app é “a melhor forma de fazer HTML5”. Será mesmo, ou isso é apenas hype? 😉

One more thing… Sabe quem desenhou o ícone do Hype? Susan Kare, a mulher por trás dos ícones do Mac OS Clássico.

[via Daring Fireball]

Posts relacionados

Comentários