O melhor pedaço da Maçã.

Resenha: Keynote ’09 impressiona ainda mais que suas versões anteriores

Ícone do Keynote '09

Ícone do Keynote '09Sexta-feira, cinco para as seis da tarde e você já começa a contar os minutos para ir embora do seu trabalho. O final de semana promete. Tudo começa a mudar quando o seu chefinho pede uma apresentação — que será feita para toda a empresa — sobre o desempenho do seu departamento no último trimestre. É a sua chance de mostrar o bom trabalho feito. Fazer uma apresentação bem acabada, portanto, tornou-se a sua missão número um.

Publicidade

A nova versão do Keynote ’09 cai como uma luva para situações como essas. O upgrade do software de apresentações consegue superar o seu concorrente direto, o Microsoft PowerPoint, de longe. Todo o cuidado da Apple no design de seus produtos pode ser sentido na qualidade (e não quantidade) das ferramentas disponíveis.

Logo quando você abre o programa, ele te pergunta resolução do seu arquivo de apresentação. Pode parecer besteira, mas isso é fundamental, principalmente quando você pensa em fazer um enquadramento certeiro do seu arquivo à resolução do projetor da sala de reunião ou auditório.

Temas no Keynote '09

Assim que você acerta a resolução, é possível escolher uma infinidade de temas. A versão ’09 traz a bagatela de 44 visuais diferentes. Os temas mais sólidos, em cores como o preto, são um arraso.

Publicidade

Assim que o modelo (template) for colocado em ação, a dica que fica é abrir as planilhas do Microsoft Excel no Numbers ’09 e importar o conteúdo. A integração entre os softwares da Apple é fantástica e simples (tente arrastar e soltar as tabelas para experimentar).

Magic Move no Keynote '09

O ponto alto do software é o “Magic Move” (“Movimento Mágico”) na coluna de efeitos. É de dar inveja aos usuários do PowerPoint: a ferramenta pega uma figura (mais legal ainda é usar um fluxograma) e a movimenta a ponto de virá-la para o slide seguinte como um passe de mágica, uma espécie de transformação. O exemplo mais simples é você pegar a figura de um tigre e depois jogar a de um “gatinho”; a ferramenta faz a conversão suavemente.

Alpha no Keynote '09

Outro ponto muito forte é a edição de imagens dentro do próprio Keynote ’09. Agora, o software vem com recursos de ângulo de sombra e o mais legal: seleção de um trecho da foto. Vamos supor que você só quer colocar na apresentação a imagem de um executivo, e não todo o contexto ao redor dele. Basta selecionar o restante com a ferramenta “Alpha” e deletar o que não interessa na imagem.

Impressão no Keynote '09

No geral, a quantidade de ferramentas de edição de imagens, letras e movimentos torna a suíte um competidor muito forte no que tange à edição de apresentações. A única baixa fica no quesito impressão: simplesmente não existe nenhum recurso sofisticado, como incluir ou não os comentários de um slide. Fica para a próxima…

Para quem tem o desafio de fazer uma apresentação bem feita ou quer impressionar os colegas com os seus dotes geek, o Keynote ’09 é um prato cheio.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rainer Brockerhoff disponibiliza Klicko 1.1, agora como painel das Preferências do Sistema

Próx. Post

E os netbooks começam a “matar” o Windows aos poucos

Posts Relacionados