O melhor pedaço da Maçã.

Apple publica instruções de como remover o malware Mac Defender

Departamento de segurança do Mac

Pode até ser que atendentes do AppleCare sejam orientados a não auxiliar na identificação ou remoção do infame Mac Defender, mas hoje foi ao ar um artigo de suporte que traz instruções de como identificar, evitar e remover o malware, além de prometer a chegada de uma atualização para o Mac OS X que tornará esse processo automático.

Publicidade

Departamento de segurança do Mac

A introdução do artigo está traduzida abaixo:

Um golpe de phishing recente tem como alvo usuários de Mac, redirecioando-os a partir de sites legítimos para sites falsos, informando-lhes que seu computador está infectado com um vírus. Ao usuário é então oferecido o software “antivírus” Mac Defender para resolver o problema.

Este “antivírus” é o malware (isto é, software mal-intencionado). Seu objetivo final é obter dados do cartão de crédito do usuário que possam ser utilizados para fins fraudulentos.

Os nomes mais comuns para este malware são MacDefender, MacProtector e MacSecurity.

Nos próximos dias, a Apple vai oferecer uma atualização de software do Mac OS X que irá automaticamente detectar e remover o malware Mac Defender e suas variantes conhecidas. A atualização também ajudará a proteger os usuários, fornecendo um aviso explícito ao se fazer o download deste malware.

As instruções de remoção são bastante simples: basta encerrar os processos do Mac Defender no Monitor de Atividade (Activity Monitor) e excluir o malware da pasta de aplicativos; adicionalmente, também é possível remover os itens de inicialização que ele instalar. Passos mais detalhados e recomendações sobre como não ser vítima desta fraude podem ser lidas no artigo de suporte.

Crise resolvida? Espero que nenhum de nossos leitores precise destas dicas. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Samsung vai precisar abrir o quimono para a justiça e apresentar gadgets ainda não lançados

Próx. Post

Patenteie para travar: ícone de nuvem, touchscreen de polietileno, controle para câmeras e mais

Posts Relacionados