Patenteie para travar: ícone de nuvem, touchscreen de polietileno, controle para câmeras e mais

Registro de ícone de nuvem

Com todos os rumores girando em torno de renovações do MobileMe e serviços de músicas nas nuvens, um símbolo registrado pela Apple chamou a atenção por ter um formato peculiar, quase “fofo”. Veja só, que curioso:

Registro de ícone de nuvem

Parece ser um ícone com uma nuvem e uma pequena esfera com o estilo Aqua no centro. É interessante notar a presença de linhas pontilhadas marcando o espaço para outras duas esferas e, no centro, o símbolo da maçã. Alguém reconhece este desenho?

Eu não me espantaria se isso aparecesse no iCloud, como um indicador de status de transferência de dados — o espaço para três esferas parece implorar por uma animação de progresso. Enfim, a esta altura do campeonato, até um chumaço de algodão no asfalto de Infinite Loop desperta suspeitas. 😛

· · ·

Atualmente, as superfícies multi-touch da Apple são feitas de vidro, sejam iGadgets ou trackpads — o Magic Mouse é uma exceção a essa regra, pois os sensores ficam sob a estrutura de policarbonato. Contudo, isso pode mudar em breve: uma patente descreve métodos e técnicas para permitir a criação de touchscreens feitas com politereftalato de etileno, o famigerado plástico PET, hoje muito usado em embalagens.

Touchscreen feita com PET

A aplicação desse material permitiria criar gadgets mais finos e de custo inferior, além de bem mais leves, algo que certamente permitiria a entrada de iGadgets em mais mercados, mas sem perder o ar de produto premium.

· · ·

Outras patentes publicadas recentemente cobrem um dispositivo eletromecânico, para controlar adequadamente o tempo de abertura obturador de câmeras digitais, e um sistema de integração de ambientes de jogos com o de bibliotecas de mídias. Além desses, foi registrado o design do iPod shuffle de quarta geração, que uniu os botões da segunda com o VoiceOver da terceira.

One more thing… Curiosamente, apesar de a Intel dizer que está no comando, a Apple registrou mais uma vez a marca Thunderbolt, agora nos Estados Unidos. Quando será que veremos a transferência dos direitos sobre essa marca para a Chipzilla?

[via Patently Apple: 1, 2]

Posts relacionados

Comentários