O melhor pedaço da Maçã.

iSuppli contesta NPD Group e põe culpa no iPad sobre queda das vendas de PCs

iSuppli e mercado de PCs no Q1 2011

Com o forte crescimento das vendas de tablets, a IHS iSuppli contestou as declarações feitas pelo NPD Group há duas semanas e afirmou que o iPad é, sim, responsável pela queda das vendas de PCs no primeiro trimestre de 2011. Na nova pesquisa, conclui-se que o mercado de tablets como um todo criou confusão entre usuários sobre como lidar com esta nova categoria de gadgets, influenciando conceitos sobre a necessidade momentânea de um PC novo.

Publicidade

iSuppli e mercado de PCs no Q1 2011

Assim, mesmo que NPD esteja certo e uma pequena parcela de usuários tenha declarado ter desistido de comprar um novo PC para escolher um iPad, o segmento em que ele se encontra está dificultando o crescimento das fabricantes de desktops e notebooks. Não se sabe o quanto as tablets estão realmente canibalizando o setor de PCs, mas o que temos é o suficiente para atribuir a elas uma certa responsabilidade na queda das vendas.

Empresas que atuam fortemente no segmento de computadores com netbooks estão sofrendo as maiores perdas. A Acer, por exemplo, viu as suas vendas caírem mais de 20%, para apenas 9,2 milhões de unidades (contra 11,6 milhões no quarto trimestre de 2010). Para analistas, tablets e netbooks são concorrentes diretos em função do posicionamento de ambos entre um laptop e um smartphone.

A preocupação de analistas é grande, mas deve-se ressaltar que o mercado de PCs passou pelo seu melhor momento no final do ano passado, de forma que as séries negativas não deverão se repetir constantemente. Para os próximos meses, a iSuppli ainda prevê um aumento de no máximo 8% nas vendas de PCs, chegando a 373 milhões de unidades em 2011 (contra 345 milhões em 2010).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeos: será que o iPad 2 também sofre do “Death Grip”?

Próx. Post

GOL trabalha em “solução inovadora de entretenimento de bordo”, que deverá contemplar internet via Wi-Fi

Posts Relacionados