O melhor pedaço da Maçã.

Firefox 3.5 chega à segunda versão candidata à final; confira ainda mais novidades

Ícone do Firefox 3.5 RC1Há três dias, divulgamos aqui no MacMagazine a disponibilidade do Firefox 3.5 RC 1 nos servidores da Mozilla. Na ocasião, alguns leitores comentaram que já encontrava-se por lá também a segunda versão candidata à final, mas eles não eram builds prontos, algo que só veio a acontecer ontem à noite.

Publicidade

Quem quiser, portanto, já pode baixar e instalar o Firefox 3.5 RC 2 pelo FTP da Mozilla — mais uma vez em diversas versões independentes para Mac, Windows e Linux e nos mais variados idiomas em que o navegador é traduzido. As mudanças de uma para outra não são claras — com certeza vieram algumas correções de bugs e melhorias em estabilidade, no mínimo —, mas nesses últimos dias descobri novidades super legais que gostaria de compartilhar com vocês.

Nova janela de Restore

Enquanto usava a RC 1, abri uma série de sites de uma vez só e um deles causou um travamento feio que me fez ter que fechar o Firefox forçadamente. Quando o reabri, me deparei com uma nova janela de Restore (recuperação) que agora possibilita que o usuário desmarque abas que não queira reabrir, visando a evitar que o mesmo problema ocorra:

Restore no Firefox 3.5

Menu de janelas fechadas recentemente

Há um bom tempo usuários do Firefox têm à sua disposição o menu History » Recently Closed Tabs, mas sempre me fez falta uma mesma opção para janelas. Bom, agora ela está lá, em History » Recently Closed Windows, veja só:

Reabrir janelas fechadas no Firefox 3.5

Navegação pelo trackpad multi-touch

O Silvio Sousa Cabral havia comentado sobre esta possibilidade num post em que abordava uma versão experimental do Firefox 3.1. Ela foi agora oficializada no 3.5 e, tal como no Safari, é possível, por exemplo, voltar/avançar entre páginas arrastando três dedos para a esquerda/direita nos trackpads multi-touch de MacBooks modernos. O pinch também funciona para zoom.

Preferências de privacidade aprimoradas

De uma maneira geral, as preferências do Firefox 3.5 foram bem melhoradas/arrumadas, com ícones mais bem trabalhados e uma organização mais decente. A aba de privacidade (Privacy), porém, ganhou um cuidado especial e foi a que mais mudou da última versão pra cá:

Preferências de privacidade do Firefox 3.5

Como duas Release Candidates já foram liberadas numa mesma semana, pra mim fica bem claro que a Mozilla conseguirá cumprir a sua meta de lançar o Firefox 3.5 oficialmente antes do final de junho — quem sabe já nos próximos dias. Fiquem ligados! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WSJ: Steve Jobs submeteu-se a um transplante de fígado em Memphis há dois meses e recupera-se bem

Próx. Post

Folha de S. Paulo e NutraBem: isso lá é um iPhone ou iPod touch?!

Posts Relacionados