O melhor pedaço da Maçã.

Em pleno 2011, é completamente INADMISSÍVEL um site que se preze não funcionar no Mac [atualizado]

Smiles incompatível com Mac

Quando um desenvolvedor profissional vai criar um site, alguns aspectos e requerimentos técnicos devem ser considerados: uso de tecnologias especiais, resolução mínima, peso, compatibilidade com browsers e por aí vai. Todavia, existem alguns padrões gerais que qualquer um que se preze deve seguir, considerando o que é mais popular entre usuários nos dias de hoje.

Publicidade

Há muitos anos pensar em “sites compatíveis com Windows” e em “sites compatíveis com Macs/Linux” deixou de ser algo em pauta, até porque temos várias opções de navegadores multiplataforma que funcionam de maneira praticamente idêntica nos diferentes ambientes — incluindo aí Firefox, Chrome e Opera, pelo menos. Ou seja, praticamente a única forma de você tornar um site compatível exclusivamente com Windows é pensando apenas no Internet Explorer, mas ninguém seria tão besta de fazer isso em pleno de 2011.

Será?

Smiles incompatível com Mac

Pois é, meus caros: o site do Smiles — programa de milhagens da Gol/Varig — é um dos exemplos mais emblemáticos que temos para citar neste post. Não sei vocês, mas eu me sinto em 1996 lendo isto aqui:

Publicidade

Esta área do site só pode ser acessada com Microsoft Internet Explorer. Por favor, faça o acesso utilizando este navegador. Para instalar o Internet Explorer, clique aqui.

E não para por aí: quem tentar navegar pela Loja Virtual da Vivo pelo Mac não conseguirá clicar em absolutamente nada — sem falar que o site é horrendo.

No Canal Eletrônico do Investidor, da BM&FBOVESPA, mais um aviso do tipo:

Publicidade

O CEI funciona adequadamente em computadores de plataforma Windows, com utilização dos navegadores Internet Explorer (versão 6.0 ou superior) e Firefox (versão 2.0 ou superior).

E tem os internet bankings, é claro! O Bradesco Pessoa Jurídica continua incompatível com Mac, por requerer uma espécie de token especial compatível apenas com Windows. Hoje mais cedo, outro veio à tona:

[blackbirdpie id=”75247800308338688″]

Sim, o site do Santander agora também não rola no Mac — e, segundo comentários, parece que foi uma mudança recente que quebrou a compatibilidade.

Enfim, pessoal, estes todos são apenas ALGUNS exemplos que resolvemos trazer aqui para o post, para mostrar o quanto é ridículo esse tipo de coisa acontecer hoje em dia. Os dados da Net Applications [novos, atualizados, sairão em dois dias] não mentem: o IE ainda é o navegador mais utilizado, mas seu market share já está caindo para quase metade do geral. Como, então, abandonar tanta gente que opta por qualquer um dos concorrentes?

Publicidade

Até quando essas grandes empresas continuarão agindo de forma displicente e irresponsável quanto a isso?… Façam sua parte: divulguem esse absurdo e encham as caixas de todas elas com reclamações para quem tomem providências o mais rápido possível. Ou, se puderem, optem por outra companhia que realmente se comprometa com todos os seus clientes.

[obrigado a todos que colaboraram com este post!]

Atualização

Boas notícias, pessoal. Parece que nossas reclamações surtiram efeito: o leitor Luiz Paulo Furia nos avisou hoje que a página do Smiles já está funcionando perfeitamente no Mac, sem mensagem de erro. De fato, testamos no Safari e no Chrome — tudo ok.

Estamos avançando… 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iLoqk é uma case minimalista para iPad 2 com um suporte desencaixável para tripés

Próx. Post

Apple anuncia keynote de abertura da WWDC 2011 para o dia 6 de junho, no comando de Steve Jobs

Posts Relacionados