O melhor pedaço da Maçã.

Facebook descontinuará iniciativas de podcast e áudio

askarim / Shutterstock.com
Prédio da Meta

Segundo a Bloomberg, o Facebook descontinuará a seção de podcasts em seu aplicativo, bem como a função de salas de áudio e os Soundbites (clipes de áudios que podem ser compartilhados na rede social). Segundo o veículo, a partir de 3 de junho, nada disso estará mais disponível.

Publicidade

As funcionalidades foram anunciadas no ano passado, como uma maneira de reagir à explosão da rede de áudio Clubhouse. No mesmo período, podcasts também começaram a ganhar bastante tração, de modo que outros concorrentes, notadamente o Spotify, concentraram esforços na área.

A Apple, vale ressaltar, não esqueceu dos programas de áudio. Também em 2021, foi criada a possibilidade de assinatura no Apple Podcasts, bem como oferecidas métricas mais específicas para os criadores.

Todavia, o mercado vem arrefecendo. O Spotify, por exemplo, diminuiu a quantidade de programas exclusivos com que tinha contrato. O Clubhouse, antes febre, perdeu bastante relevância com o passar dos meses. E o Facebook não está imune a essa tendência.

Publicidade

Somando-se a isso o foco da Meta (empresa-mãe do Facebook, bem como do Instagram e do WhatsApp) em vídeos, é possível compreender por que a área de áudio está saindo da rede social. “Estamos constantemente avaliando os recursos que nós oferecemos, de maneira que foquemos nas experiências mais significativas”, disse um porta-voz da empresa.

Não será mais possível adicionar podcasts à plataforma a partir desta semana, enquanto as demais funções irão desaparecendo paulatinamente. O Facebook afirma que não planeja avisar diretamente aos usuários sobre a decisão, devendo os criadores fazê-lo. A função não tinha grande difusão no aplicativo — também parte do motivo de seu fim —, de modo que não deverá haver grande impacto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Projeto de Lei prevê 8 anos de prisão para golpes no Instagram, WhatsApp e afins

Próx. Post

Bug do Outlook no Mac faz download de arquivo sem permissão

Posts Relacionados