O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa da IDC aponta que 76% das empresas acham Macs mais seguros

Hadrian / Shutterstock.com
MacBooks Pro de 14" e 16" na Apple Store

Após uma pesquisa constatar que funcionários são mais produtivos com Macs, outro levantamento bastante abrangente da IDC e repercutido pela Apple mediu diversos aspectos relacionados à tomada de decisões por parte de empresas no que tange a produtos de tecnologia e segurança. Entre as perguntas e resultados, foi constatado que 76% dos participantes do levantamento acham Macs mais seguros que outros computadores.

Publicidade

A IDC conduziu uma pesquisa online com pessoas de diferentes empresas dos Estados Unidos e do Canadá, com mais de 500 funcionários cada. Chamados de tomadores de decisão de tecnologia da informação, os participantes da investigação trabalham em etapas como seleção, compra e/ou instalação de software, ou supervisionam quem o faz.

No que tange aos Macs, além da percepção consolidada em matéria de segurança, 43% dos que responderam a pesquisa afirmaram que a principal razão para adotar Macs em suas empresas é a segurança, motivo mais apontado nesse âmbito. Em segundo lugar ficou a facilidade de instalação e gerenciamento, apontada por 36% dos participantes como motivo número um para comprar Macs nos próximos 12 meses.

A IDC ressaltou diversos aspectos dos computadores da Apple que certamente contribuem para essa percepção tão positiva dos dispositivos entre empresas. Pode-se destacar recursos como a Segurança de Inicialização, a qual garante que a versão certificada e criptografada do macOS está rodando na máquina, bem como o volume de inicialização assinado, que protege a integridade do sistema.

Publicidade

A segurança é um dos nossos principais pilares de valor no Inter. Escolhemos Macs por causa dos seus robustos recursos de segurança e ecossistema ágil, que coletivamente reduziram a nossa carga de trabalho com TI.

Guilherme Ximenes, diretor de tecnologia do Banco Inter.

Outro aspecto importante é a automatização de atualizações de software, evitando riscos com versões desatualizadas do macOS. O fato de a Mac App Store escanear aplicativos para evitar ameaças — com uma abordagem multicamadas de cibersegurança — também é um fator importante para a reputação dos Macs em matéria de segurança.

Além da Mac App Store em si, o Gatekeeper e outros recursos de verificação de apps baixados fora da loja também foram apontados pela IDC como relevantes para a segurança das empresas. A ferramenta XProtect, por sua vez, foi apontada como importante na remoção de ameaças e softwares maliciosos.

Em matéria de dados — um dos ativos mais importantes das empresas nos dias de hoje —, foram destacadas funções dos Macs como a criptografia FileVault, protocolos de VPN1Virtual private network, ou rede privada virtual., e a criptografia de ponta a ponta do iMessage e do FaceTime. Os recursos de alerta de sites fraudulentos do Safari foram outros citados pela pesquisa.

Funcionalidades de gerenciamento de dispositivos foram outras a serem ressaltadas pela IDC, bem como as APIs2Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações Endpoint Security. Elas permitem o desenvolvimento de soluções para monitorar, analisar e responder a ameaças de segurança.

Por fim, o levantamento destacou ferramentas de integração de identidades, com recursos Single Sign-On, para que as empresas possam se conectar a outras soluções de segurança. O Touch ID foi outro recurso de segurança destacado pela experiência de uso satisfatória, além da Secure Enclave.

Publicidade

A pesquisa completa [PDF] inclui uma série de outros dados sobre a percepção das empresas em matéria de segurança e tecnologia como prioridades, principais fatores considerados na compra de equipamentos e desafios para o futuro.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Virtual private network, ou rede privada virtual.
  • 2
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: RØDE Wireless PRO — 32-bit float é vida!

Próx. Post

Aqara lança Dual Relay Module T2, seu novo controlador de relé duplo

Posts Relacionados