Halex bodejando: e aí, o Windows 8 é a resposta para a vida, o universo e tudo mais?

Menu Iniciar do Microsoft Windows 8 para tablets

Boy, oh, boy… A Microsoft aproveitou a D9 Conference para apresentar um vídeo amador com a primeira aparição oficial da próxima versão do sistema operacional desktop mais usado em todo o mundo. Cheio de inspiração no Windows Phone 7, o Windows 8 (que deverá ganhar seus outros nomes em breve, virando Windows 8 Starter Edition, Home Edition, Professional Pack, Ultimate, Frango com Tudo Dentro, etc.) pretende ser o Um Sistema Operacional para Tablets e PCs Governar. Será que ele consegue? Tem quem ache que sim, que agora vai!; tem quem ache mais fácil um porco voar num F-14; tem ainda quem esteja esperando pra ver. Particularmente, estou nesse último grupo.

Menu Iniciar do Microsoft Windows 8 para tablets

John Gruber, do Daring Fireball, e Jason Snell, da Macworld, acham que a Microsoft acertou em algumas coisas, mas errou ao querer manter uma estratégia única para tablets e PCs. Essas duas categorias não são uma coisa só, e querer unificá-las, apesar de ser um belo idílio, é impraticável. Como uma tablet com o Windows 8 vai conseguir segurar o sistema operacional desktop completo usando um hardware ultraportátil? Mágica? Tecnologia alienígena? Veremos — infelizmente os prospectos até agora são bem ruins.

Mas você pode fazer como Jared Newman, da Time Techland, e simplesmente ignorar qualquer coisa que usuários fiéis de Macs disserem. Afinal de contas, entusiastas da Apple não merecem ser ouvidos, pois eles não passam de um rebanho seguindo cegamente uma marca elevada ao status de divindade.

Bitch, please.

Pelo menos não vou precisar descascar ninguém, já que Gruber fez isso muito melhor do que eu jamais seria capaz de fazer. Para resumir, Newman distorceu (ou inventou) quase todos os argumentos de Gruber e Snell, apenas para pintar um cenário no qual quem falar mal do Windows 8 não passa de um iludido — uma postura que inverte os papéis e prova que justiça poética existe e que certas pessoas são incapazes de ver algo de bom do outro lado do muro que erigiram ao redor de si.

A arte publicidade imita a vida? Bem, voltando ao Windows 8…

O que a Microsoft mostrou é, SIM, bonito, elegante e, acima de tudo, aparenta ser muito eficiente e produtivo (mais até que o iOS no iPad!). O que lasca é saber que tem um Windows inteiro debaixo daquela fachada. O Windows 7 rodaria bem num hardware como o do iPad? Não — e isso vale também pro Mac OS X: ambos são pesados demais para uma tablet! Por que o Windows 8 rodaria, se ele vai ser basicamente o 7 com uma interface amigável ao toque? Perdoe o meu ceticismo, mas vou esperar (até quando?) pra ver o sistema operacional rodando bem em uma tablet, antes de estourar os fogos de artifício dizendo que o reinado da Apple nesse segmento acabou.

Enfim, estou perdendo meu tempo (e desperdiçando o seu). Por que digo isso? Primeiro, porque ainda não sabemos de nada concreto, é cedo demais para afirmar categoricamente que vai acontecer isto ou aquilo, sem falar que o iOS 5 tá chegando. Segundo, porque eu gosto do meu Mac, o que torna qualquer coisa que eu disser inválida, e infelizmente esse tem sido o argumento mais usado contra qualquer crítica: “Ele é um idólatra da Apple, não sabe o que diz.”

Posts relacionados

Comentários