O melhor pedaço da Maçã.

Usuários reclamam que o recurso Assistência Wi-Fi do iOS 9 aumentou demais o consumo de dados [atualizado]

O recurso Assistência Wi-Fi foi uma novidade muito bem-vinda no iOS 9. Na teoria, o que ele faz é usar os dados celulares automaticamente quando a conectividade Wi-Fi é fraca. Isso é muito útil já que nós não precisamos ficar desligando ou desconectando de uma determinada rede Wi-Fi ruim para poder ter acesso ao conteúdo desejado. Mas alguns usuários (como Chris Mills do Engadget e Mike Murphy do Quartz — apenas para citar dois exemplos) não estão se dando muito bem com ele.

Publicidade

A reclamação é a mesma: mesmo não vendo o recurso ativado (o ícone da rede Wi-Fi deveria ficar cinza quando o Assistência Wi-Fi está sendo utilizado), a utilização do plano de dados simplesmente disparou ao atualizar para o iOS 9 — como o recurso vem ativado por padrão após a atualização, ele pode mesmo ser o grande vilão dessa história.

Mas analisar se a culpa é mesmo do Assistência Wi-Fi não é algo fácil e requer tempo para realização de alguns testes. Muita gente está testando o Apple Music enquanto está na rua, por exemplo, e isso com certeza influencia na utilização de dados 3G/4G. Todavia, quando esse tipo de reclamação começa a pipocar em todos os lugares, é porque há mesmo algo de errado. Resta saber de que erro estamos falando. Será que o Assistência Wi-Fi está sendo ativado (sem mostrar isso) mesmo em conexões Wi-Fi boas, por exemplo? Difícil dizer…

Recurso Assistência Wi-Fi do iOS 9

Como aqui no Brasil as operadoras não comercializam mais planos de dados ilimitados (agora há um teto máximo e depois a internet do aparelho é cortada), é bom ficar de olho nisso. Caso você queira desligar o recurso, vá em Ajustes » Celular, role até o final da tela e desabilite-o.

Atualização · 15/10/2015 às 12:56

Muito provavelmente por conta da polêmica que surgiu, a Apple tratou de colocar no ar um artigo de suporte sobre o recurso, esclarecendo que ele pode gerar mais custos para o usuário.

Publicidade

Já que você permanecerá conectado à internet por meio dos dados celulares quando tiver uma conexão Wi-Fi ruim, talvez você use mais esses dados celulares. Para a maioria dos usuários, isso significa um percentual de uso um pouco maior do que o anterior.

A Apple não chegou a falar nada sobre possíveis gastos exagerados de dados por conta da ativação do recurso, o que ainda deixa no ar a possibilidade de o recurso ter algum tipo de bug — afinal, vimos relatos de pessoas que duplicaram ou até triplicaram o consumo de dados depois da chegada da iOS 9 (o Assistência Wi-Fi vem ativado por padrão no novo sistema operacional).

[via Six Colors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple e Samsung tentarão chegar a um acordo para acabar com a famosa disputa judicial americana

Próx. Post

Anatel homologa baterias dos iPhones 6s/6s Plus e versão Wi-Fi do iPad mini 4

Posts Relacionados